Miradouro da matagosa - vista para a Albufeira do Castelo de Bode | Foto: CM Abrantes

No dia 14 de junho Abrantes comemora o 102º aniversário de elevação a Cidade.

A freguesia de Carvalhal confronta a noroeste com o Concelho de Vila de Rei e a sudoeste com o Concelho de Sardoal. A sul encontra-se Aldeia do Mato e Souto e Fontes a Oeste.

Em 1758, segundo os dados constantes nas “Memórias Paroquiais”, a freguesia era formada por seis lugares. O núcleo mais antigo localiza-se num vale, próximo dos cursos de água e dos terrenos mais férteis, designado Carvalhal de Baixo. Igualmente situados em vales encontram-se os lugares do Sobral de Basto e de Vale Tábuas. Quanto ao lugar do Carril é um importante troço viário. Em relação ao lugar de São Domingos, surge documentado, no séc. XIV, por São Domingos da Roda.

Luís Serras Vermelho tem 54 anos, está no cargo desde 2013, eleito pelo PS.

Qual o primeiro espaço ou local da sua freguesia que escolheria para mostrar a um turista?
A minha freguesia é maioritariamente rural, está situada a norte do concelho de Abrantes, rodeada por floresta onde predomina o eucalipto e o pinheiro bravo. Conhecendo-a no seu todo, o que terá mais impacto é a vista sobre a albufeira do Castelo de Bode que pode ser admirada do monumento do Cristo Rei localizado nas proximidades da aldeia de Matagosa, ou então junto à albufeira.

Como é viver na sua freguesia? Que pontos destaca em termos de serviços e qualidade de vida, para alguém que hoje queira mudar de Lisboa e viver no interior do país?
Destaco a vida saudável que podemos ter, longe das grandes confusões, com serviços a nível de saúde (médico, enfermeiro, dentista, farmácia, recolha de analises), comércio (minimercados, cafés, padaria, cabeleireiros e outros).

Como descreve a sua freguesia? Que investimento sugeriria a um eventual empresário que pretenda investir na sua freguesia?
Descrevo-a como estando bem localizado estrategicamente, com boas acessibilidades, a poucos minutos da autoestrada e do caminho-de-ferro. É, portanto uma freguesia com potencial para investir na área do turismo e da restauração.

Quais os pontos fortes que destaca na freguesia e que debilidades gostaria de resolver?
Sem sombra de dúvidas que a localização, as acessibilidades, os serviços que existem na freguesia e a hospitalidade são o ponto forte. A desertificação e a falta de emprego, são duas das situações que gostava de ver ultrapassadas. Gostava ainda de ver a freguesia com espaços verdes e zonas de lazer e de convívio, circuitos de manutenção…

Como é desempenhar o cargo de presidente de junta? O que o motiva a trabalhar em proximidade?
Ser presidente de junta não é tarefa fácil, mas quando se tem uma boa equipa de trabalho, de entreajuda, as coisas ficam facilitadas. Sempre gostei de trabalhar em prol de algo, e quando conseguimos resolver pequeninas coisas em prol de alguém isto motiva, porque por vezes é nas pequenas coisas que estão as grandes obras. A proximidade que tenho com as pessoas facilita bastante o trabalho tornando este desafio positivo.

Abrantes celebra as suas festas anuais de 13 a 17 de junho. O que destaca deste momento festivo?
As festas da cidade são um acontecimento importante, há uma grande diversidade de atividades para todos os gostos e idades. Destacar aqui o trabalho e o empenho da Câmara Municipal em trazer um pouco da riqueza que temos no país, o que faz deste acontecimento um sucesso.

***

Retrato da Freguesia

Localidades: Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.
Área: 17,45 Km2
População: 722 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 17 de maio de 1997

Descrição do brasão: Escudo de prata, dois machados de negro encabados de vermelho, passados em aspa e atados de azul; em chefe, uma flor-de-lis de azul entre dois pés de carvalho de verde, landados de ouro; em ponta, uma arruela de azul, carregada de três burelas ondeadas de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “CARVALHAL – ABRANTES“.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Ao senhor presidente da junta peço o favor de verificar as condiçoes de salubridade e demais valencias do centro rodoviario de abrantes rede expresso algo tem que ser feito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *