Diversos alunos da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, de Constância, estão desde domingo, e até sábado, 10 de outubro, a visitar a Polónia no âmbito do Projeto Erasmus + “Recent European History Through Personal Histories”.

A equipa portuguesa encontra-se em Bytom, na região polaca da Silésia, estando a Escola Básica e Secundária Luís de Camões de Constância representada pela Diretora do Agrupamento, Anabela Grácio, e pelos professores Paula Pontes, Laurinda Oliveira, Elsa Violante e Vítor Marques, docentes das disciplinas de Inglês, Educação Visual, Educação Especial e História, respetivamente, e pelas alunas selecionadas: Filipa Duarte e Beatriz Lopes, ambas do 10º ano.

As alunas puderam reencontrar as colegas polacas que já tinham estado em junho em Portugal, ficando instaladas em suas casas, e conhecer outros, não só da Polónia, mas também da Alemanha, Espanha, Roménia e Turquia.

A organização delineou um programa diversificado, em termos históricos e sociais, mas também culturais e gastronómicos, em que um dos pontos altos será a visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz.

 

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.