Com a participação de cerca de duas dezenas de voluntários, foram recolhidos cerca de 160 kgs de resíduos, desde plásticos a resíduos orgânicos, que ameaçavam a beleza natural do Trilho Panorâmico do Tejo, no percurso de limpeza entre a Foz do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.
Esta “ação pedagógica”, considerada um “verdadeiro sucesso”, decorreu no dia 28 de setembro, no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, e “soma-se às intervenções de caráter permanente de manutenção do trilho, da responsabilidade da autarquia”, indicou o município, em nota informativa.
A iniciativa, promovida pelo município de Vila Nova da Barquinha, contou com a participação de cerca de 20 voluntários, entre eles o vereador do pelouro do Turismo, Manuel Mourato.




Todos os anos, a União Europeia, em parceria com as Nações Unidas, organiza uma campanha de sensibilização e ativismo oceânico – #EUBeachCleanup – que inclui praias, margens de rios e vários eventos de limpeza em todo o mundo, ação a que o Município de Vila Nova da Barquinha se associou em 2024.
