O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, vai assinalar nos dias 22, 23 e 24 de setembro as Jornadas Europeias do Património com teatro, exposições, música, cinema, visitas temáticas e atividades para famílias, sempre com entradas livres no museu.
Pretende-se “sensibilizar os públicos para os valores da defesa do património ferroviário e da importância deste meio de transporte para um futuro mais sustentável”. O MNF pretende afirmar-se “não só pela qualidade do seu espólio, mas também pela relevância e carácter distintivo dos seus projetos e atividades, colocando este acervo cada vez mais ao serviço da comunidade”.
A programação começa no dia 22, sexta-feira, às 18h18 com uma produção de teatro da companhia “Fatias de Cá” que leva os participantes a percorrer os espaços do Museu ao ritmo de uma adaptação da peça “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare.
No dia 23, sábado, às 10h30 os visitantes podem descobrir o MNF participando em mais uma edição do peddypaper “Traincatcher”, subir a bordo de alguns veículos especiais às 15h00 na visita orientada “A Bordo” e, às 17h00, participar no Ignite MNF apresentando a sua ideia para um Museu mais amigo do ambiente. O dia termina com um concerto do Jorge Esperança Trio às 17h00.
Já o dia 24, domingo, será marcado pela abertura ao público da exposição participativa “Histórias de Brincar” às 15h00, que promete uma viagem no tempo às memórias de infância relacionadas com o caminho-de-ferro, e pela exibição do filme “A invenção de Hugo”, às 16h00, na Carruagem-Auditório.
Durante os três dias, estarão em funcionamento os quadriciclos e o mini-comboio. A maioria das atividades é de participação gratuita, sendo necessária apenas inscrição prévia através do e-mail servicoaocliente@fmnf.pt