Os novos autocarros elétricos dispõem de 52 lugares. Foto: mediotejo.net

Os Transportes Urbanos do Entroncamento (TURE) vão passar a ser feitos em autocarros elétricos a partir de segunda-feira, dia 28 de novembro. As quatro viaturas elétricas Karsan E-Atak (52 lugares) representaram um investimento de 1,7 milhões de euros (comparticipado em um milhão), o qual foi feito “porque é importante para o ambiente e para colaborarmos neste esforço de descarbonização”, disse Jorge Faria (PS), presidente da Câmara Municipal.

ÁUDIO | Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento

“A partir de segunda-feira, vamos ter os transportes urbanos com transportes elétricos. Adquirimos quatro autocarros elétricos, três deles podem começar já a operar, outro, por questões administrativas, só começará a operar em janeiro”, disse o autarca, na sessão comemorativa dos 77 anos de concelho do Entroncamento, na quinta-feira, dia 24 de novembro.

O investimento de cerca de 1 milhão e 700 mil euros conta com a comparticipação de fundos comunitários em um milhão de euros, sendo que os cerca de 700 mil euros remanescentes vão ser suportados pelos cofres da autarquia. Parte deste dinheiro é em IVA, pelo que o município ainda espera vir a recuperá-lo.

“É um investimento forte, mas nós achamos que é importante fazê-lo para dar o nosso contributo para a eficiência energética e para a descarbonização”, disse Jorge Faria.

No âmbito da mobilidade sustentável, no primeiro trimestre de 2023 vai ainda ser implementado na cidade um sistema de bicicletas partilhadas, composto por 60 bicicletas – 30 elétricas e 30 convencionais – e 10 estações, deu ainda a conhecer o presidente do município.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *