Os transeuntes da Rua Henrique Barros, na freguesia de S. João Baptista, têm assistido nos últimos tempos ao ressurgimento do parque infantil da Coferpor, que se encontra a ser revitalizado pelo município do Entroncamento. A alteração da legislação relativa à segurança nestes locais de jogo e recreio em 2009 ditou o encerramento de um espaço que muitos pais atuais trazem na memória e que poderão partilhar com os filhos brevemente.
O parque infantil localizado na Rua Henrique Barros, associado ao bairro da Coferpor – Cooperativa de Habitação Económica Ferroviários de Portugal, vai voltar a receber os risos e as brincadeiras dos mais novos nos próximos meses. A revitalização do espaço por funcionários da câmara municipal tem chamado a atenção de quem passa na rua e são muitos os pais que brevemente poderão partilhar as memórias com os filhos.

A legislação relativa à segurança dos parques infantis, aprovada em 2009, viria a ditar o encerramento do local, apesar deste ter chegado a receber a vedação exigida. Sete anos depois, a intervenção ao nível das madeiras, molas, estruturas metálicas e outros componentes dos equipamentos existentes permitirá a reabertura do espaço, que também recebe novas árvores para assegurar sombras.
O município não avança os valores associados a esta intervenção que dá continuidade às realizadas em locais com a mesma finalidade na Rua Casal da Galharda e na Praceta Oliveira Gomes, tendo o vereador Carlos Amaro destacado ao mediotejo.net que o objetivo é “ir recuperando com meios próprios, custos controlados e cumprindo a legislação”.

O mesmo adiantou que próximo parque a recuperar a energia infantil será o da Rua Amália Rodrigues, na Urbanização do Bonito, um dos cerca de 15 existentes no concelho (escolas incluídas) que todos os dias recebem as vistorias municipais exigidas pela ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, entidade responsável pela fiscalização.
