Foto: DR

A iniciativa “Já sei ler: Um Projeto de Leitura em Voz Alta” chega às escolas do concelho esta quinta-feira, dia 17, com o objetivo de promover a leitura. As atividades que agora começam a ser desenvolvidas no primeiro ano de escolaridade vão acompanhar os alunos durante o primeiro ciclo do Ensino Básico.

Este projeto é dinamizado por Sandrina Esteves, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciência e do Plano Nacional de Leitura, e inclui diversos momentos. Estão previstas leituras em voz alta na sala de aula e partilhadas entre escolas, famílias e o resto da população, a par da colaboração com a Biblioteca Escolar e o empréstimo de livros às famílias.

A autarquia apoia a iniciativa através do gabinete de Educação e, segundo a vereadora Tília Nunes, é “nos primeiros anos de escolaridade que se ganham leitores para a vida. Importa ainda perceber que saber ler bem depende de se ter aprendido bem a ler e que ninguém aprende se não estiver motivado…quem lê mais lê melhor, se lê melhor vai ter vontade de ler mais”.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *