A iniciativa “Já sei ler: Um Projeto de Leitura em Voz Alta” chega às escolas do concelho esta quinta-feira, dia 17, com o objetivo de promover a leitura. As atividades que agora começam a ser desenvolvidas no primeiro ano de escolaridade vão acompanhar os alunos durante o primeiro ciclo do Ensino Básico.
Este projeto é dinamizado por Sandrina Esteves, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciência e do Plano Nacional de Leitura, e inclui diversos momentos. Estão previstas leituras em voz alta na sala de aula e partilhadas entre escolas, famílias e o resto da população, a par da colaboração com a Biblioteca Escolar e o empréstimo de livros às famílias.
A autarquia apoia a iniciativa através do gabinete de Educação e, segundo a vereadora Tília Nunes, é “nos primeiros anos de escolaridade que se ganham leitores para a vida. Importa ainda perceber que saber ler bem depende de se ter aprendido bem a ler e que ninguém aprende se não estiver motivado…quem lê mais lê melhor, se lê melhor vai ter vontade de ler mais”.