Presépio em cortiça de Samuel Machado. Foto: CM Entroncamento

O Centro Cultural do Entroncamento recebeu a exposição com os presépios criados por Samuel Machado esta segunda-feira, dia 10. Os trabalhos de artesanato em cortiça reciclada podem agora ser apreciados até 29 de dezembro entre as 15h00 e as 19h00, à exceção dos dias 17, 24 e 25.

A utilização de rolhas de cortiça como matéria-prima principal começou em 2014 e a esta acabaram por se juntar o cartão, a madeira e esferovite, a par de outros materiais recicláveis. As obras criadas têm sido apresentadas ao público em diversas exposições e feiras de artesanato, que partilham o tempo de Samuel Machado com o percurso profissional ligado a crianças e jovens.

O autor dos presépios em cortiça é licenciado em Animação Socioeducativa, pós-graduado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. O seu trabalho tem sido desenvolvido na última década como educador num centro de acolhimento, animador sociocultural e dinamizador de projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *