Locomotiva CP1408 feita em Lego por André Pinto. Imagem: MNF

Mais de 14 mil peças Lego formam a locomotiva CP 1408. A ideia partiu de André Pinto, arquiteto de 42 anos que quis eternizar as memórias que tinha do “monstro laranja” que, em criança, via chegar à à Estação Ferroviária do Fundão.

A imagem da grande locomotiva laranja, acompanhada pelo som do seu apito ao entrar na estação, ficou gravada de tal forma no imaginário de André Pinto que se propôs ao desafio de passar essa recordação mental para uma construção física formada em peças Lego.

Com 14 mil peças à escala 1/15, o arquiteto de 42 anos confessa que o maior desafio foi conseguir fazer as rodas da locomotiva sem recorrer à impressão 3 D ou a outros recursos. No final, foram 19 as peças usadas para fazer as rodas.

A miniatura da locomotiva CP 1408 integra hoje parte da exposição permanente do Museu, na área dedicada às locomotivas com tração Diesel, onde pode ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Locomotiva CP1408 feita em Lego por André Pinto. Imagem: MNF

Ana Rita Cristóvão

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *