A Medway inaugura no sábado, 25 de fevereiro, uma exposição de fotografia no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, composta por 28 obras produzidas por 18 fotógrafos, os quais foram desafiados a capturar a essência da locomotiva 4702 decorada pela artista visual e ilustradora Kruella D´Enfer.
O concurso fotográfico, promovido pela APAC (Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro) e pela Medway- Transporte e Logística e que decorreu entre 15 de junho e 15 de agosto de 2022, tinha como objetivo “criar uma narrativa visual, através da essência da locomotiva e com destaque para a sustentabilidade, a arte e o transporte ferroviário”, refere-se em nota de imprensa.
Os melhores registos estarão agora em exposição, onde são assim apresentadas as 38 obras fotográficas resultantes do concurso.
“A decoração da locomotiva é uma iniciativa da qual a Medway se orgulha, uma vez que está alinhada com os nossos valores ambientais e nos permite partilhar, através da arte, uma reflexão sobre a urgência de aumentar o transporte de mercadorias pela ferrovia. Gostaríamos, por isso, de agradecer mais uma vez à artista Kruella D´Enfer, por esta participação tão especial, assim como a todos os participantes do Concurso de Fotografia, que adquirem também um papel fulcral nesta bonita história”, considera Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da Medway, conforme é referido na comunicação enviada ao nosso jornal.
Com inauguração agendada para as 10h30 do dia 25 de fevereiro (sábado), a exposição fica patente até ao dia 28 de maio.
Também no Museu Nacional Ferroviário e igualmente no dia 25 de fevereiro, pelas 15h30, decorre na sala do Comboio Real, a apresentação da última edição “Trainspotter XIV – As Locomotivas da Série 1960”, um formato de livro publicado em janeiro dedicado às históricas locomotivas diesel, naquela que é uma atividade organizada pela APAC.