O Museu Nacional Ferroviário celebra o 8º aniversário com três dias de atividades, assinalando também o Dia Internacional dos Museus e o Dia Mundial da Diversidade Cultural.

O Dia Internacional dos Museus celebra-se em todo o mundo a 18 de maio. Em 2023 tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Desde a sua abertura, o Museu Nacional Ferroviário associa-se a esta data com uma programação especial, celebrando também o seu aniversário.

Este ano as comemorações tem inicio às 15h00, no dia 18 de maio, com a apresentação do Plano de Sustentabilidade do Museu Nacional Ferroviário, seguindo-se a assinatura de Protocolo com o CERE (Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento) e inauguração da exposição “Um Olhar Diferente”, iniciativa desta entidade. Às 16h00 canta-se os parabéns ao 8º aniversário do Museu.

Nos dias 20 e 21 de maio haverá um piquenique ferroviário, às 13h00, onde toda a comunidade é convidada a participar. “Reúna a família e amigos traga o farnel, estenda a manta no nosso relvado ou usufrua das Carruagens Restaurante e aproveite para desfrutar o dia em boa companhia”, convida a organização.

Haverá ainda oportunidade para experimentar os Simuladores de Condução Ferroviária ou viajar a bordo do Minicomboio, ao longo dos três dias, mediante inscrição prévia.

No dia 20, sábado, pelas 11h00, os visitantes têm a oportunidade participar numa visita “A Bordo”, na qual ficarão a conhecer desde as peças mais pequenas às carruagens e vagões, passando pelas locomotivas a vapor. Esta atividade acontece também no domingo, no mesmo horário.

Ainda durante o dia de sábado, vai haver a atuação do grupo TOC&RÓDÃO, bombos de Vila Velha de Ródão, às 14h30 e às 16h30. Para as famílias com crianças entre os três e os nove anos, a Associação Trinta por Uma Linha apresenta a peça “O Comboio dos Pés Descalços”, um teatro de fantoches, que tem início às 15h00. A obra fala-nos da importância da proteção do planeta e da sustentabilidade da Terra.

No domingo, dia 21 de maio, o dia inicia com a visita “A Bordo”, pelas 11h00. Às 15h00 decorre a Conversa – Concerto sobre interculturalidade “De Lá Para Si”, atividade desenvolvida pela APC (Academia de Produtores Culturais), na qual músicos de várias nacionalidades e uma mediadora sociocultural convidam miúdos e graúdos para uma viagem pelo mundo através da música.

As celebrações terminam ao som da banda Expresso Transatlântico, às 17h00A banda lisboeta junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria e apresenta uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana.

As atividades são gratuitas mas de inscrição obrigatória em servicoaocliente@fmnf.pt  ou através do telefone 249 130 382 e contam com interpretação em LGP, caso existam inscrições de público surdo.


​​​

Diana Serra Garcia

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *