O Dia Internacional dos Museus celebra-se em todo o mundo a 18 de maio. Em 2023 tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Desde a sua abertura, o Museu Nacional Ferroviário associa-se a esta data com uma programação especial, celebrando também o seu aniversário.
Este ano as comemorações tem inicio às 15h00, no dia 18 de maio, com a apresentação do Plano de Sustentabilidade do Museu Nacional Ferroviário, seguindo-se a assinatura de Protocolo com o CERE (Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento) e inauguração da exposição “Um Olhar Diferente”, iniciativa desta entidade. Às 16h00 canta-se os parabéns ao 8º aniversário do Museu.
Nos dias 20 e 21 de maio haverá um piquenique ferroviário, às 13h00, onde toda a comunidade é convidada a participar. “Reúna a família e amigos traga o farnel, estenda a manta no nosso relvado ou usufrua das Carruagens Restaurante e aproveite para desfrutar o dia em boa companhia”, convida a organização.
Haverá ainda oportunidade para experimentar os Simuladores de Condução Ferroviária ou viajar a bordo do Minicomboio, ao longo dos três dias, mediante inscrição prévia.
No dia 20, sábado, pelas 11h00, os visitantes têm a oportunidade participar numa visita “A Bordo”, na qual ficarão a conhecer desde as peças mais pequenas às carruagens e vagões, passando pelas locomotivas a vapor. Esta atividade acontece também no domingo, no mesmo horário.
Ainda durante o dia de sábado, vai haver a atuação do grupo TOC&RÓDÃO, bombos de Vila Velha de Ródão, às 14h30 e às 16h30. Para as famílias com crianças entre os três e os nove anos, a Associação Trinta por Uma Linha apresenta a peça “O Comboio dos Pés Descalços”, um teatro de fantoches, que tem início às 15h00. A obra fala-nos da importância da proteção do planeta e da sustentabilidade da Terra.
No domingo, dia 21 de maio, o dia inicia com a visita “A Bordo”, pelas 11h00. Às 15h00 decorre a Conversa – Concerto sobre interculturalidade “De Lá Para Si”, atividade desenvolvida pela APC (Academia de Produtores Culturais), na qual músicos de várias nacionalidades e uma mediadora sociocultural convidam miúdos e graúdos para uma viagem pelo mundo através da música.
As celebrações terminam ao som da banda Expresso Transatlântico, às 17h00. A banda lisboeta junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria e apresenta uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana.
As atividades são gratuitas mas de inscrição obrigatória em servicoaocliente@fmnf.pt ou através do telefone 249 130 382 e contam com interpretação em LGP, caso existam inscrições de público surdo.
