Sensibilizar para os comportamentos adequados a ter por aqueles que estão envolvidos na prática desportiva e entendê-la como forma de educar para a cidadania. Este é o propósito do município do Entroncamento que está a desenvolver várias sessões junto dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do concelho.
“Ação de Sensibilização para a Ética e Valores pela Prática Desportiva” é o mote para um conjunto de sessões que têm vido a ser levadas a cabo pelo Município do Entroncamento, destinadas a treinadores, técnicos de exercício físico, jovens, crianças e pais. Com início em dezembro passado e já com sessões previstas para o mês de maio para os alunos do 2.º ciclo, esta semana os destinatários foram os alunos do 1.º ciclo das Escolas Básicas da Zona Verde e António Gedeão.
As sessões que ocorreram esta quarta-feira, 14 de abril, tiveram como oradora Isabel Baltazar, professora e embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto, e chegaram a cerca de 90 alunos do 4.º ano de escolaridade.
Uma iniciativa integrada no PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e que a vereadora da Câmara Municipal do Entroncamento com o pelouro da Educação, Tília Nunes, refere ter como propósito “sensibilizar para os comportamentos adequados a ter por todos aqueles que estão envolvidos na prática desportiva, tendo em conta que a prática desportiva ajuda a formar e a educar para a cidadania”.