Vão ser substituídas cerca de 2300 luminárias. Foto: CM Entroncamento

Num investimento total de 480.486,98 euros, o município do Entroncamento iniciou o processo de substituição da iluminação pública no concelho do Entroncamento por luminárias com tecnologia LED.

Esta substituição, financiada em 95% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, “tem como objetivo a diminuir os encargos na fatura energética, reduzir as emissões de CO2, contribuir para o aumento da eficiência energética, manter os níveis de iluminação adequados à circulação rodoviária e pedonal e proceder à atualização da tecnologia utilizada na área da iluminação pública”, explica a Autarquia numa nota de imprensa.

Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal, salienta que “a melhoria da eficiência energética é uma das principais apostas da autarquia, que tem procurado reduzir a ameaça preocupante para o país e para os municípios do ponto de vista económico, social e ambiental”.

O autarca acrescenta que “o valor economizado é significativo”, mas igualmente importante é a “poupança ambiental, já que estamos empenhados em tornar o Entroncamento num concelho cada vez mais amigo do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”.

Esta intervenção vai abranger cerca de 160 arruamentos num total de 2291 luminárias substituídas, processo gradual que se prevê concluído em outubro de 2020.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *