Num investimento total de 480.486,98 euros, o município do Entroncamento iniciou o processo de substituição da iluminação pública no concelho do Entroncamento por luminárias com tecnologia LED.
Esta substituição, financiada em 95% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, “tem como objetivo a diminuir os encargos na fatura energética, reduzir as emissões de CO2, contribuir para o aumento da eficiência energética, manter os níveis de iluminação adequados à circulação rodoviária e pedonal e proceder à atualização da tecnologia utilizada na área da iluminação pública”, explica a Autarquia numa nota de imprensa.
Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal, salienta que “a melhoria da eficiência energética é uma das principais apostas da autarquia, que tem procurado reduzir a ameaça preocupante para o país e para os municípios do ponto de vista económico, social e ambiental”.
O autarca acrescenta que “o valor economizado é significativo”, mas igualmente importante é a “poupança ambiental, já que estamos empenhados em tornar o Entroncamento num concelho cada vez mais amigo do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”.
Esta intervenção vai abranger cerca de 160 arruamentos num total de 2291 luminárias substituídas, processo gradual que se prevê concluído em outubro de 2020.