CENPRE – Centro Empresarial do Entroncamento. Foto: mediotejo.net

Um chama-se Gabinete de Apoio ao Emigrante e outro é o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. Ambos vão ser criados no Entroncamento estando já preparadas as instalações no CENPRE – Centro Empresarial do Entroncamento (edifício em frente ao Jardim da Aranha).

Em reunião de executivo, no dia 20 de julho, foi aprovado o protocolo de colaboração a celebrar com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas envolvendo os 13 municípios da região do Médio Tejo para o primeiro gabinete e com o Alto Comissariado para as Migrações no segundo caso.

Conforme explicou a vereadora Tília Nunes, não sendo o Entroncamento um concelho com uma forte emigração, é importante a criação de um ponto de apoio às pessoas que pretendam emigrar e às que residam no estrangeiro e queiram regressar ao país e ao concelho.

Em relação aos migrantes, esse apoio abrange informação no que respeita a emprego, habitação, empreendedorismo, educação, “com vista a uma melhor integração no concelho”, refere a eleita.

Para prestarem estes serviços, os técnicos envolvidos já tiveram a necessária formação.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *