O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, recebe até este domingo o MINIMO – Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário, com mais de 150 metros de módulos, representando estações, apeadeiros, cidades, paisagens reais e outras.

Reunindo mais de meia centena de “amantes e aficionados do modelismo ferroviário” de todo o país, entre representantes de clubes e de associações, lojas, praticantes e curiosos, o evento inclui o acesso ao museu, nomeadamente ao seu circuito de modelismo tripulado e ao seu minicomboio, afirma uma nota do MNF.

Desde sexta-feira, e durante estes três dias, vai ser possível aos clubes, associações, praticantes ou simples curiosos do modelismo ferroviário, juntarem-se num mesmo espaço – bastante icónico, por sinal – numa “grande festa”.

O primeiro encontro nacional de modelismo ferroviário realiza-se no Entroncamento Fotografia: Unsplash

O encontro começou às 10h00 de sexta-feira (3 junho), estendendo-se até às 18h, horário que se repete no domingo, dia 5 de junho. Já este sábado, o evento conta com mais duas horas, só encerrando às 20h00, sendo que, para as 16h00, está marcado o lançamento do livro “Carruagens da Beira Alta”, de Fernando Pedreira, APAC (Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro).

Ao longo de todo o evento os participantes podem apreciar vários modelos e maquetas, oficinas, composições especiais, participar em passatempos e degustar também street food, para repor energias. Um minicomboio vai também estar em permanente funcionamento.

A organização é do Museu Nacional Ferroviário, da Câmara Municipal do Entroncamento e da Fermodel. As entradas são gratuitas.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply