Estação Ferroviária do Entroncamento (Foto de Arquivo: José Gaio| mediotejo.net)

Dois técnicos do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil estiveram no Entroncamento no dia 19 de dezembro a pedido do Presidente da Câmara, para avaliarem a possibilidade técnica de construção de uma passagem inferior na estação ferroviária da cidade.

Conforme explicou o Presidente de Câmara na última reunião, dia 2, trata-se de um processo que tem vindo a ser estudado pela Autarquia mas como foram levantadas algumas dúvidas acerca da viabilidade de construção do túnel, Jorge Faria entendeu “recolher uma opinião mais sustentada”.

A ideia da passagem inferior já foi proposta à tutela e à Infraestruturas de Portugal, responsável pela estação ferroviária, e ainda este mês desloca-se ao Entroncamento um técnico das IP para que se continue a aprofundar o projeto.

A construção de uma passagem inferior na zona da estação iria permitir o acesso às gares e a ligação pedonal e ciclável das duas partes da cidade.

Para além de ficar satisfeito com o parecer informal do técnico do LNEC, o Presidente destaca o facto de a obra poder ser feita sem pôr em causa o normal funcionamento do tráfego ferroviário. Quando muito poderia haver alguns ajustes no tráfego rodoviário naquela zona.

Não havendo qualquer obstáculo técnico, resta saber se há vontade política e condições financeiras para que a obra se concretize, conclui o Presidente da Câmara.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *