Pormenor do cartaz.

Entre os dias 30 de julho e 11 de agosto, a Galeria Municipal do Entroncamento vai ser o espaço responsável por acolher e dar a conhecer a exposição de fotografia “We Love Trains”, da autoria de Sílvia Gonçalves e Hugo Alexandre. A inauguração está marcada para as 17h de sábado, dia 30 de julho.

“O mundo mudou. Cada vez mais, não precisamos ir, mas apenas ‘estar’. Já nem a estrada de alcatrão tem o mesmo impacto no ‘sentir’. Nos entretantos do tempo permanecem os vestígios de uma história coletiva obrigatoriamente fragmentada, mas sempre importante de ser contada. Afinal, um povo sem memória é um povo que enfraquece, vítima do seu próprio esquecimento. Recordá-la ou descobri-la é a nossa proposta. Outras fotos, outras narrativas. Para outro dia. Porque amamos comboios”, dizem os autores sobre a exposição.

Sílvia Gonçalves é uma viajante que gosta de fazer caminhadas acompanhada pela máquina fotográfica, tendo assim descoberto a sua paixão pelo património industrial e ferroviário, já Hugo Alexandre cresceu entre fábricas e o material circulante “Diesel”, pelo que fotografar estes equipamentos é “mais do que um exercício de resgatar memórias, é voltar a brincar com aquela leveza de quem descobre o mundo à velocidade ditada pela potência dos motores”.

A mostra estará patente ao público entre 30 de julho e 11 de agosto, sendo visitável de terça-feira a domingo, entre as 15h e as 19h.

A folha de Sala está disponível AQUI.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.