O primeiro comboio movido a hidrogénio foi recentemente lançado na Alemanha. Foto: David Hecker/EPA

O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, recebe o “H2Mobility” esta sexta-feira, dia 17, reunindo especialistas e entidades em torno de “Soluções de mobilidade de baixo carbono baseadas em Hidrogénio”. Entre as presenças confirmadas neste Fórum Internacional da Mobilidade Sustentável encontram-se a Comissão Europeia, o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, e diversas associações e empresas.

O evento integra a Semana Verde Europeia e tem como objetivo “encorajar autoridades locais e regionais, assim como entidades gestoras de transportes e proprietárias de frotas, a adotarem soluções a hidrogénio para uma mobilidade com menos emissões”. Ao longo do dia serão apresentadas opções funcionais na área do hidrogénio e células de combustível, soluções tecnológicas inovadoras e discutidas metodologias.

Os participantes são recebidos a partir das 10h30, estando a sessão de abertura agendada para meia-hora mais tarde. Os primeiros intervenientes são Jorge Faria, Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento e Vogal do Conselho de Administração da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Vasco Estrela, Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMMT), e José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.

As comunicações das 11h25 e das 15h45 marcam o fim e o início das intervenções por parte de representantes de entidades públicas e privadas ligadas a esta área, da escala internacional à escala local.

Programa das comunicações:

11h25 – Projetos de demonstração financiados pela FCH JU na área dos transportes de mobilidade inteligente | Pedro Guedes de Campos (Diretor de Engenharia Financeira da Fuel Cell and Hydrogen Joint Undertaking)

11h35 – Hidrogénio, células de combustível e mobilidade elétrica nas regiões europeias
Valentine Willmann (Diretora de Políticas Europeias, Parcerias e Gestão de Projetos da HyER)

11h45 – Caso de potencial de negócio de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio em frotas cativas | Emilio Nieto (Diretor Geral do Centro Nacional de Hidrogénio – CNH2)

11h55 – Coffee break

12h15 – Mobilidade Sustentável aplicada ao Transporte Ferroviário de Passageiros | Manuel Nunes (Presidente Executivo da Siemens Mobility Portugal)

12h25 – Determinação da dimensão e estratégias operacionais ótimas do grupo de tração baseado em tecnologias de hidrogénio e de armazenamento para responder às necessidades ao nível da mobilidade | Henar Olmedo (Gestor de Projetos da CIDAUT – Fundación para la Investigación y Desarrollo en Transporte y Energía)

12h35 – Transição para um Sistema de Mobilidade zero emissões e energia sustentável | Carmen M. Rangel (Investigadora Coordenadora do LNEG)

12h45 – Almoço Networking

14h00 – Introdução à Aquisição de Inovação e Metodologia do Caso de Negócio | Ana Lucia Jaramillo (Assessora Jurídica em Aquisições da Corvers Procurement Services B.V.)

14:10 – Projetos multidisciplinares e de base tecnológica nos setores de energia limpa, mobilidade e sustentabilidade | Marc Rechter, EnerCoutim (Cofundador da Associação Empresarial de Energia Solar de Alcoutim)

14h20 / 15h30 – Painel Cidades – Preparar o futuro, aprender com o passado – Implementação de políticas zero emissões em regiões selecionadas

  • 14h20 – O Médio Tejo e a transição energética | Miguel Pombeiro (Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo)
  • 14h30 – Projeto High V.LO-City – demonstração de autocarros com células de combustível | Valentine Willmann (Gestor de Políticas, Parcerias e Projetos da UE da HyER)
  • 14h40 – Resultados do projeto 3Emotion – demonstração de autocarros com células de combustível | Liesbet Vanhoof (Coordenador de Comunicação da WaterstofNet)
  • 14h50 – FEBUS: O sistema de transporte público de emissão zero da cidade de Pau | Mélanie Pedeutour, Município de Pau (online via conference call)
  • 15h00 – Cidade de Groningen | Sjaak Schuit (Consultor para Políticas de Transição Energética)

15h10 – Coffee break

15h30 – Promoção do hidrogénio como um vetor-chave para uma sociedade zero emissões | Nicolas Brahy (Diretor da Hydrogen Europe)

15:40 – Hidrogénio: uma das alternativas para o futuro | Jorge Pinto (CEO da CaetanoBus)

A sessão de encerramento, intitulada “Visões para o futuro”, conta com a participação de Marcos António Nogueira, Diretor do escritório Europeu em Bruxelas da IrRADIARE, Science for Evolution, e de Jacinto Lopes, Presidente do Conselho de Administração da MédioTejo21. Segue-se uma reunião de projeto, start-ups cafe and networking, pelas 16h15.

A iniciativa junta na organização a MédioTejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, IrRADIARE – Science for evolution, Museu Nacional Ferroviário e Institutos Politécnicos de Tomar e de Portalegre, contando com a parceria da Comissão Europeia através da FCHJU, da Hydrogen Europe, da HyER e da Corvers Procurement Services.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *