Festas de São João e da Cidade decorrem no Entroncamento até 24 de junho. Foto: CME

No domingo, 18 de junho, o Palco José Duarte Coelho acolheu o espetáculo pela Concórdia Música e a Palco Salgueiro Maia recebeu Fado de Lisboa pelo Fado ao Centro. A noite terminou com os Classics Band no Palco principal.

O dia 19 de junho ficou marcado pelo concerto do artista Bruno Belo, pelas 21h30, na Praça Salgueiro Maia, e pelo concerto dos Moonspell, pelas 22h00, no Largo José Duarte Coelho.

O programa de hoje, ‘Dia da Cidade’ do Entroncamento, conta com danças sevilhanas pela Escola de Sevilhanas Leni Carballo, pelas 20h30, no Largo José Duarte Coelho, seguido do concerto de Sónia Mota e Banda para celebrar os seus 30 anos de carreira, na Praça Salgueiro Maia. O programa termina no Palco Principal com um concerto do cantor Noble, às 22h00, com surpresas em palco.

O presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, perante muitos convidados, fez a abertura de um evento que vai durar 9 dias e que conta com concertos de artistas bastante conhecidos pelo público como Rosinha, T-Rex, Karetus, Moonspell e David Carreira, no palco do Largo José Duarte Coelho. A primeira noite foi logo de enchente, com as atuações de Rosinha e do DJ Hugo Luz.

“Temos aqui uma boa oferta para as pessoas se divirtam, porque é muito agradável ver este conjunto de stands. Apelar a que todos venham à festa, hoje vamos ter a Rosinha (…), vamos fechar com David Carreira, tem um programa nos dois palcos muito animados, tem os palcos, tem os restaurantes, tem as associações, tem o artesanato, tem mil e uma razões para virem e divertirem-se. Tragam os amigos e as famílias e divirtam-se. Queremos sobretudo que se respeitem todos uns aos outros”, afirmou o autarca.

Arruada Marchinha do Botequim na inauguração das festas do Entroncamento
ÁUDIO | Jorge Faria, Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento

No final da cerimónia de abertura, e após visitar todos os stands, Jorge Faria, os vereadores e convidados ainda tiveram tempo para um pé de dança, celebrando a abertura da festa, ao pé do palco secundário, na Praça Salgueiro Maia.

Jorge Faria, presidente da CM Entroncamento e Ilda Joaquim, vice-presidente no final da inauguração. Foto: mediotejo.net

Numa das cidades do Médio Tejo onde a diversidade cultural é cada vez maior, a autarquia apostou num cartaz diversificado, de forma a ir ao encontro de diferentes públicos e ouvidos, que promete alegrar as suas gentes com várias iniciativas culturais e lúdicas, nomeadamente concertos, mostra de artesanato, exposições, tasquinhas, dança, música e dj’s, espaço para crianças, desporto e animação de rua.

Vários são os espaços em movimento ao longo destes nove dias, entre o palco principal do Largo José Duarte Coelho e o palco secundário da Praça Salgueiro Maia. Na rua “calcetada”, como todos a conhecem, os visitantes podem encontrar artesanato, comidas e doçarias regionais e espetáculos de rua.

No dia 17 de junho, sábado, às 18h00 o recinto da Festa foi animado pela Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar. A programação continuou pelas 21h30 no Palco Salgueiro Maia, com os “Kontra Relógio”, seguindo para o Largo José Duarte Coelho, com a música do DJ Telio. A noite terminou com a animação do DJ Jorge Branco.

No domingo, dia 18 de junho, às 20h30, o Palco José Duarte Coelho acolheu o espetáculo da Concórdia Música e, cerca das 21h30, o Palco Salgueiro Maia recebeu Fado de Lisboa pelo Fado ao Centro. A noite terminou com os Classics Band no Palco principal.

O dia 19 de junho foi marcado pelo concerto do artista da terra Bruno Belo, na Praça Salgueiro Maia, e pelo concerto dos Moonspell, no Largo José Duarte Coelho, uma banda com mais de 30 anos de carreira e referência do heavy metal nacional.

Os Moonspell atuam no Entroncamento no dia 19 de junho. Foto: DR

No dia 20, “Dia da Cidade”, há entradas gratuitas no Museu Nacional Ferroviário. O programa deste dia conta com Dança Sevilhana pela Escola de Sevilhanas Leni Carballo, pelas 20h30,  no Largo José Duarte Coelho, seguido do concerto de Sónia Mota e Banda para celebrar os seus 30 anos de carreira, na Praça Salgueiro Maia. O programa termina no Palco Principal com um concerto do cantor Noble, às 22h00, com surpresas em palco.

No dia 21, o Rancho Folclórico do CERE “Nova Geração” atua pelas 20h30 no Largo José Duarte Coelho, e às 21h30 o Palco Salgueiro Maia recebe o espetáculo de dança “Nosso Fado”, pela Dançarte. No final da noite, sobe ao palco principal a Banda Oitenta & Picos.

As festas contam no dia 22 junho, pelas 21h30, na Praça Sagueiro Maia com a atuação da Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento e pelas 22h00 sobe ao palco principal T-Rex, um dos
rappers portugueses com maior relevo na atualidade na nova geração.

Na sexta-feira, dia 23 de junho, a partir das 20h30 a Rua Luís Falcão de Sommer recebe um espetáculo de Estátuas Vivas Selway Status Peace & Love. Pelas 21h00 sobem ao palco do Centro Cultural o Grupo de Cavaquinhos da Univesidade Senior.

De seguida, o Palco Salgueiro Maia recebe o espetáculo de Hip-Hop pelas 23.30, atuações de artistas residentes e/ou naturais do Entroncamento na vertente Hip-Hop. Às 22h00 sobem ao Palco principal Karetus, uma dupla que cruza a música eletrónica com as sonoridades tradicionais portuguesas. A noite termina com o DJ Addline a partir das 24h00.

Os Karetus atuam a 23 de junho nas festas do Entroncamento. Foto: DR

No dia 24, sábado, e último dia de festa decorre o programa religioso em honra do Padroeiro São João, com missa às 18h na Igreja da Sagrada Familía, seguida de procissão no adro da igreja, com percurso pelas Ruas da Igreja, Luís Falcão de Sommer, D.Nuno Álvares Pereira e Capela de São João.

A partir das 20h00, haverá animação no recinto da festa com Mascotes Infantis e à mesma hora o Palco Salgueiro Maia recebe a Academia de Guitarra do Colégio Andrade Corvo. Pelas 21h30 é a vez da Academia de Dança do Entroncamento brilhar no Palco Salgueiro Maia.

De seguida o Palco principal recebe, às 22h00, David Carreira um dos mais requisitados artistas da sua geração. Pelas 24h00, junto à Câmara Municipal, decorre um espetáculo piromusical. A noite termina com a Dupla Mete Cá Sets que apresenta momentos de pura diversão, animando o público com diferentes estilos musicais.

O músico David Carreira. Fotografia publicada na rede social Facebook na página do artista.

O programa desportivo conta com o VI Torneio Futsal Jovem, no Pavilhão Desportivo Municipal, entre os dias 16 e 18, com organização do CR Casal do Grilo. No dia 18 com a XXVI Corrida do Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário, com a 8ª Caminhada José Canelo e com a Corrida Comemorativa do 17º aniversário do Regimento de Manutenção.

Também no dia 18 realiza-se o Workshop “Pesca Desportiva em Água Doce”, organizada pelo CAPE – Clube Amador de Pesca do Entroncamento. No dia 24 de junho decorre o “Open Pikuinhas F5J 2023”, organizado pela Associação de Modelismo “Os PiKuinhas” e a terminar o programa desportivo decorre nos dias 24 e 25 de junho o Torneio de Patinagem Artística, pela Casa do Benfica do Entroncamento.

A Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito, assegurado pelos TURE, na denominada linha das Festas. 

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *