A Festa da Flor no final do mês de maio abriu o “apetite” para as Festas de São João e da Cidade que chegam esta sexta–feira, dia 17 de junho. O programa é vasto e ninguém melhor do que o presidente da autarquia, Jorge Faria, para falar sobre o evento que põe o município inteiro em festa e atrai milhares de visitantes. Entre as novidades deste ano estão batismos em balão de ar quente, um concurso de montras, um passeio fotográfico pela cidade e a transmissão em direto dos jogos do Euro 2016 num ecrã gigante.

O município decidiu deixar nas ruas a decoração da festa mais florida do concelho, realizada no passado mês de maio, para dar cor às Festas de São João e da Cidade que têm início a 17 de junho. Aos milhares de flores espalhados pela concelho juntam-se na próxima semana o Palco Principal e as tasquinhas no Largo José Duarte Coelho, o Palco 2 na Praça Salgueiro Maia, os stands com artesanato na Rua Luís Falcão de Sommer e a exposição de Material do Regimento de Manutenção na Praça Marechal Carmona.

Estes espaços públicos terão animação permanente durante o evento e integram um programa de atividades que Jorge Faria diz ter sido pensado para garantir “umas festas para toda a cidade”. Em entrevista ao mediotejo.net, o presidente da autarquia destaca a dinâmica criada “na rua calcetada” pela localização dos dois palcos e as iniciativas musicais que vão desde concertos de músicos e bandas nacionais à recuperação da essência dos “bailes populares”.

O envolvimento das entidades locais foi salientado pelo presidente do executivo municipal, assim como as preocupações ambientais que este tipo de iniciativa implica. As últimas são tema de uma campanha de sensibilização que inclui a exposição no Centro Cultural e a distribuição de contentores em diversos pontos do concelho de modo a promover a separação de resíduos.

O Palco Principal está reservado nos dias de maior movimento, sexta-feira e sábado, para nomes reconhecidos a nível nacional, como os Santa Maria, Carlão, À Toa e UHF. O cartaz fica completo com uma banda que marcou o panorama musical local no passado (os Gringos), um espetáculo que junta os cinco músicos entroncamentenses mais conhecidos da atualidade (5POR80), Ricardo Rebelo, os Fun2Rock e a banda Tributo a Queen – One Vision. As noites de 18, 24 e 25 terminam com sessões de Djs.

A música constitui uma das muitas vertentes do evento que Jorge Faria considera ser “para toda a gente e para todas as idades”. Os nove dias de festa incluem atividades pontuais realizadas em todo o concelho, nomeadamente a exposição coletiva “Ó Gente da Minha Terra”, animação de rua, espaço infantil, passeio fotográfico pela cidade, pintura de intervenção urbana, jogos tradicionais, Torneio Internacional de Futsal, batismos de balão de ar quente, espetáculos de música e dança, folclore e cerimónias religiosas, entre outros.

Além destas, o presidente da autarquia salienta a realização do 22º Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário em Atletismo e a 3ª Caminhada José Canelo no dia 19, cujo número de participantes espera superar as três centenas. Uma das novidades deste ano também está relacionada com o desporto e os fãs da Seleção Nacional podem assistir em direto aos jogos do Campeonato Europeu de Futebol 2016 no ecrã gigante que será colocado junto dos Paços do Concelho e das tasquinhas.

Quem aguarda com expetativa os festejos que começam daqui a cerca de uma semana tem mais boas notícias pois os bilhetes dos TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento são oferecidos em alguns dias e, afinal, o programa não termina no dia 25. A cidade apenas se despede das festas no domingo 26, data em que o Museu Nacional Ferroviário está aberto ao público e pode ser visitado gratuitamente

O programa das Festas de São João e da Cidade deste ano pode ser consultado aqui.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *