O grupo durante o intercâmbio. Foto: CM Entroncamento

A geminação dos municípios de Entroncamento e Friedberg, cujo acordo oficial foi assinado no passado dia 15 de setembro, trouxe até ao concelho 16 jovens para mais um intercâmbio juvenil entre os dias 4 e 10 de outubro. Pegando nas palavras de Jorge Faria, presidente da Câmara Muncipal, que numa ocasião anterior se referiu às duas cidades como “irmãs” no âmbito deste protocolo, os “irmãos” alemães tiveram oportunidade de conhecer a cidade ferroviária e não só.

O grupo, com dois acompanhantes adultos, foi acolhido por famílias do concelho e antes da despedida – assinalada com uma receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia e elementos do executivo municipal – realizaram diversas atividades. Estas contaram com apoio de entidades locais, nomeadamente a Escola Secundária do Entroncamento, a Escola Profissional Gustave Eiffel e o CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição.

A visita não se restringiu aos limites territoriais do Entroncamento, tendo os jovens tido oportunidade de visitar a região com paragem no Parque Ambiental de Santa Margarida / Borboletário Tropical, no concelho de Constância, e o Convento de Cristo / Castelo e Jardim do Mouchão, em Tomar. A viagem também incluiu passagem por Óbidos, Peniche e Lisboa.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.