O Centro Cultural do Entroncamento vai receber na quarta-feira, dia 22 de novembro, às 18h00, uma sessão pública de esclarecimento do PAPERSU – Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Urbanos do Entroncamento, estando o mesmo estruturado em três eixos. A sessão visa “dar a conhecer o que está a ser desenvolvido na cidade” e “o contributo que cada um pode dar para melhorar o ambiente”.
O município do Entroncamento vai dar a conhecer o seu plano de gestão de resíduos, PAPERSU, estruturado em 3 eixos: a prevenção e redução da produção de resíduos, a melhoria da separação para aumentar a reciclagem, e a implementação de medidas de acompanhamento, fiscalização e monitorização.
Para além das recolhas seletivas tradicionais de embalagens, cartão e vidro, o município recolhe também e recicla os resíduos dos jardins públicos e podas de árvores, recolhe separadamente os óleos alimentares usados, têxteis e pilhas e iniciou a gestão dos biorresíduos mediante a distribuição de compostores domésticos.
Em comunicado, a autarquia afirma estarem em estudo e preparação novas medidas a implementar a partir de 2024.
Considerando que a produção de resíduos é um dos “fatores que mais contribui para a degradação do meio ambiente”, a Câmara do Entroncamento preparou uma sessão para dar a conhecer o que está a ser desenvolvido na cidade e “o contributo que cada um pode dar para melhorar o ambiente”.
