O CLAC (Clube de Lazer, Aventura e Competição) do Entroncamento distinguiu Tiago Silva, jovem atleta de natação triamputado, com o “Reconhecimento CLAC d’ouro”. Com apenas uma época de trabalho, Tiago encontrou no clube entroncamentense uma oportunidade para fazer aquilo que gosta, ultrapassar barreiras e quebrar recordes.
De Tomar, Tiago Silva e a sua mãe procuraram nas redondezas um clube onde o jovem pudesse aprender e principalmente competir dentro da modalidade da natação, disse António Luís, o seu treinador, sendo que foi no clube do Entroncamento onde encontrou essa possibilidade.
Tendo chegado ao clube em outubro de 2021, foi feito um diagnóstico para se perceber qual a técnica do jovem atleta, e a partir daí foi-se treinando de forma a desenvolverem-se as suas qualidades e melhorando a sua técnica, sendo que a evolução começou desde o primeiro dia.
O jovem atleta foi campeão nacional em natação adaptada, em S3, nos 50 metros e 100 metros livres e vice-campeão nacional, em SB3, nos 50 metros bruços. Tiago Silva detém os recordes nacionais dos 50, 100 e 200 metros livres masculinos. Recentemente, foi também campeão distrital de 50 metros bruços, 50, 100 e 200 metros livres. Atualmente prepara-se para o Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada em Rio Maior, a disputar no dia 17 de dezembro.
“Isto motivou-o e com os excelentes resultados que ele teve na época passada e agora já no início desta época, isto tem-lhe dado uma motivação extra para ele continuar a ter competitividade na sua vida desportiva, e vamos lá ver se para a frente isto vai dar outro salto e qualidade seja ainda maior”, disse António Luís ao nosso jornal.
Segundo o treinador o papel do CLAC foi “fundamental”, tendo em conta que foi o clube entroncamentense que, apesar do grau de deficiência do atleta, o aceitou mesmo sem o treinador ter conhecimento técnico específico para treinar Tiago, pelo que também foi um desafio para António Luís e para o clube, situação que deu uma “motivação extra”.
António Luís considera ainda que este caso “pode ser uma motivação para todos nós, para técnicos, atletas, mesmo para a sociedade em si, que às vezes ainda não dá o devido valor – infelizmente – a miúdos com esta ou outra deficiência. E acho que o Tiago tem sido aqui uma grande aposta nossa, e mesmo para os atletas ‘normais’ fisicamente que com um grande esforço e motivação conseguimos atingir os nossos objetivos para a vida desportiva e não só”, afirmou ainda ao nosso jornal.
Nas redes sociais a mãe do atleta enalteceu e agradeceu ao CLAC pela distinção, afirmando que a mesma “representa muito para nós, família e atleta, e acredito que, de alguma forma, para todas as pessoas com deficiência”.
“A representatividade importa! O Tiago mostrou, pela mão do CLAC, que apesar de ter de enfrentar diariamente muitos obstáculos, consegue concretizar os seus sonhos, como qualquer outra pessoa. O sucesso alcançado, é o resultado da resiliência, da persistência e do empenho, não só do Tiago, mas também dos seus professores-treinadores, colegas-atletas e staff das Piscinas Municipais do Entroncamento”, escreveu ainda a mãe do atleta.
“O CLAC é uma segunda família e eu, enquanto mãe, sinto-me orgulhosa em poder contar com o profissionalismo e a dedicação de cada um. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado, e pelo espírito de união e sacrifício que existe no clube”, concluiu, reconhecida.