A cidade ficou oficialmente “em flor” na sexta-feira, dia 18. A abertura do “Entroncamento em Flor” juntou autarcas, instituições do concelho e a população numa tarde em que não faltaram discursos, música, artes e animação. Até 27 de maio estão previstos espetáculos, workshops, artesanato, passeios de bicicleta, cerimónias religiosas, montras decoradas, a III Semana Gastronómica e muito mais em diversos pontos da cidade.

O Largo José Duarte Coelho, em frente aos Paços do Concelho, voltou a ser o ponto de partida para o “Entroncamento em Flor”. A abertura oficial da edição deste ano contou com a presença de representantes de diversas entidades do concelho, autarcas, munícipes e Tó Romano, o mentor do projeto EVADREAM que se associa pela segunda vez ao evento que pretende trazer primavera redobrada à cidade.

Jorge Faria e Tó Romano. Foto: mediotejo.net

Após os discursos inaugurais seguiu-se a primeira atuação da tarde, pelo Rancho Folclórico do CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento, a abrir um programa de 10 dias com atividades para todas as idades e gostos. Os mais pequenos, além das pipocas e do algodão doce, têm atividades como modelagem de balões ou voltas nos carrinhos da ESER – Escola de Segurança e Educação Rodoviária.

Os mais velhos podem escolher entre áreas artísticas que vão da música à dança, passando por workshops de joalharia ou sessões de pintura ao vivo. Há aulas de ginástica rítmica para os desportistas e encontros especiais para os adeptos das bicicletas. O artesanato e as antiguidades têm espaços próprios e ali perto passam animação de rua durante o dia e a procissão das velas durante a noite.

Um dos trabalhos criados pelos alunos do concelho em exposição no Largo José Duarte Coelho. Foto: mediotejo.net

O programa inclui também as comemorações do Dia Municipal do Idoso, o Desfile da Flor Sénior, um Mercado à Época (anos 50 / 70), a apresentação do projeto “Mais Participação, Mais Saúde” e a palestra “Os Novos Avós e a Sexualidade”. Ao longo do evento podem apreciar-se propostas dos “chefs” nos 15 restaurantes aderentes da Semana Gastronómica de dedicada ao bacalhau, montras decoradas do comércio local em concurso e exposições, entre elas a alusiva ao evento.

Esta mostra temática com trabalhos de artistas locais, da Associação Entroncartes e da Cooperativa Cultural Mercado das Artes foi inaugurada esta sexta-feira pouco antes da visita às flores da Rua Luís Falcão de Sommer. Ao longo do percurso, a comitiva foi-se cruzando com a animação dos utentes de instituições de apoio social do concelho e à sua espera, na Praça Salgueiro Maia, tinha as crianças das AEC’s, preparadas para atuar.

Os utentes das instituições de apoio social animaram a Rua Luís Falcão de Sommer. Foto: mediotejo.net

O mediotejo.net acompanhou em direto a abertura do “Entroncamento em Flor” de 2018, durante a qual conversámos com Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, que nos falou sobre o evento. Um momento que partilhamos, assim como outras imagens marcantes do dia em que a cidade ficou oficialmente em flor.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *