Entroncamento em Flor 2017. Foto: mediotejo.net

A festa “Entroncamento em Flor” começa esta sexta-feira, dia 18, e dura até 27 de maio com iniciativas para todos os gostos. O centro da cidade prepara-se para 10 dias de música, artes plásticas, tradições, ateliers e workshops, dança, atividades infantis, cerimónias religiosas, artesanato, palestras, concurso de montras, desporto e as iguarias ribatejanas que dão o mote para a Semana Gastronómica nos restaurantes aderentes. Tudo para conhecer pelas ruas e edifícios que, nesta altura do ano, se tornam mais floridos.

A abertura oficial está marcada para as 15h00 desta sexta-feira, dia 18, junto ao edifício da Câmara Municipal, seguida de um passeio até á Praça Salgueiro Maia no qual participam os utentes de diversas entidades de apoio social do concelho. Neste dia é inaugurada a exposição coletiva alusiva ao evento na Galeria Municipal, e a Praça Salgueiro Maia recebe as atuações das crianças das AEC’s e os músicos Mário Cabral e Rui Maurício no concerto “Acordeão em Espetáculo”.

A partir desta data, sucedem-se as atividades para todos os gostos e idades. No dia 19, por exemplo, há animação de rua com o Grupo de Bombos de Algoncosta e o centro cultural recebe o primeiro de dois workshops de joalharia da cooperativa cultural Mercado das Artes, assim como a segunda gala do FestFado Ribatejo com os fadistas Rodrigo e Dora Maria.

O dia 20 é comemorativo a dobrar pois assinala-se o Dia Municipal do Idoso com um almoço-convívio no pavilhão desportivo e a Associação Concórdia Música atua na Igreja de Nossa Senhora de Fátima no âmbito do seu primeiro aniversário.

O FestFado Ribatejo regressa ao centro cultural depois da primeira gala em abril. Foto: mediotejo.net

As sugestões do programa que pausa a 21 abrangem diversas áreas, encontrando-se o desporto no dia 22 com a aula de ginástica rítmica promovida pelo espaço Onda Física no centro cultural, as bicicletas no XV Encontro de Gingas organizado pelo CERE que percorre a cidade no dia 23, a população sénior que desfila no centro cultural a 24 ou a música durante o concerto da banda “Quinto Elemento” na Praça Salgueiro Maia a 25.

As artes plásticas também marcam presença, nomeadamente no último sábado, dia 26, com uma nova sessão de pintura e música ao vivo pela Associação Entroncartes junto do centro cultural. A dança e a religião também estão entre as sugestões deste dia, com a apresentação do espetáculo “Portas” pela escola Es-Passo de Dança no centro cultural e a realização da missa e procissão das velas entre as igrejas da Sagrada Família e de Nossa Senhora de Fátima.

As associações locais voltam a estar envolvidas nas iniciativas do programa. Foto: mediotejo.net

No último dia, domingo, continuam a Feira de Antiguidades, a Mostra de Artesanato, as atividades infantis, a exposição “Plantas Suculentas” e a Semana Gastronómica dedicada aos sabores do Ribatejo presentes em todo o programa do evento. Mantêm-se, igualmente, as decorações nas montras do comércio local integradas no concurso cujos vencedores são conhecidos neste dia durante a gala que conta com a atuação do músico Ricardo Costa no centro cultural.

São muitas as razões que fazem a população sair de casa até ao próximo dia 27 e que damos a conhecer através do programa desta edição do “Entroncamento em Flor”. Entre umas e outras pode aproveitar para conhecer as ruas e os edifícios floridos, decorados por particulares e entidades públicas / privadas que responderam ao desafio do município e da EVADREAM, no âmbito do projeto “Portugal em Flor”.

Cartaz Entroncamento em Flor 2018. Foto: CM Entroncamento

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.