Câmara Municipal do Entroncamento aprovou apoios na área da educação. Foto arquivo: CME

O município do Entroncamento anunciou apoios na ordem dos 80 mil euros para a Educação, com subsídio de material escolar e atribuição gratuita de livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo da rede pública, entre outros.

Em comunicado, a Câmara do Entroncamento refere ter aprovado o subsídio para material escolar, para o ano letivo 2023/2024, a todos os alunos do primeiro ciclo integrados no primeiro e segundo escalões do abono de família, o subsídio para os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo para visitas de estudo, e ainda apoio complementar de material didático e lúdico para a componente letiva do ensino pré-escolar e para as bibliotecas escolares.

Na mesma nota, pode ler-se que foi ainda aprovada a “atribuição gratuita de livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública e a comparticipação de 27 euros por aluno dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário e profissional, para despesas de material escolar”, num “encargo” global de 82 mil e 800 euros, indica a autarquia.

O executivo, liderado pelo socialista Jorge Faria, aprovou ainda a abertura do processo de atribuição de bolsas de estudo no âmbito do ensino superior, cuja abertura das candidaturas será divulgada oportunamente no ‘site’ oficial do município, onde está disponível o regulamento para a sua atribuição.

O município afirma que “o direito à Educação é reconhecido universalmente e depende da igualdade de acesso e oportunidades aos meios e recursos que permitam desenvolver as aptidões mentais, sentido de responsabilidade moral e social de cada um para se tornarem membros úteis à sociedade, sem esquecer o direito a brincar e participar em atividade lúdicas orientados para os mesmos objetivos da educação”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *