A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento (AHBVE) lançou esta semana a “Missão Ucrânia – Ajude a fazer a diferença”, através da qual aceita alimentos e demais bens com o objetivo de os encaminhar para entidades legalmente constituídas que os façam chegar até às vítimas da invasão da Ucrânia. Ao mesmo tempo, a AHBVE enviou uma carta aberta ao ministro dos Negócios Estrangeiros onde se propõe a acolher até duas famílias ucranianas nas suas instalações e a colaborar “na sua integração em condições dignas”.
O primeiro gesto de solidariedade surgiu na manhã de dia 1 de março, com um toque de sirene que se fez ouvir por 30 segundos no quartel dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, no sentido de demonstrar o seu apoio aos cidadãos ucranianos e respetivos bombeiros, bem como “a todos aqueles que sofrem diretamente as consequências da guerra”.
Mas a ação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento (AHBVE) não ficou por aqui e decidiu lançar a campanha “Missão Ucrânia – Ajude a fazer a diferença”, através da qual a AHBVE se disponibiliza para receber alimentos, produtos de higiene, roupa térmica e demais itens nas suas instalações (sem data limite definida, para já, para a aceitação de bens).
São pedidos, nomeadamente: açúcar, sal, azeite e comidas enlatadas (atum, salsichas, leguminosas), bem como desinfetantes, fraldas para crianças e idosos, mantas, cobertores, sacos-cama, roupas de cama, almofadas, toalhas, calçado e vestuário (criança, mulher e homem), lanternas, powerbanks, pilhas e rádios.
Todos os bens recolhidos nas instalações da AHBVE serão “entregues a entidades legalmente constituídas na certeza que possam chegar aos que mais precisam e que tentam sobreviver a este atroz sofrimento”, conforme refere a associação em comunicado enviado ao mediotejo.net, no qual apela à contribuição da população e entidades locais.
Ao mesmo tempo que promove esta recolha de bens, a Associação Humanitária, na pessoa do presidente da direção, Carlos Amaro, enviou uma carta aberta ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, com conhecimento também à Liga dos Bombeiros Portugueses e à Embaixada da Ucrânia, na qual se disponibiliza para acolher famílias ucranianas refugiadas da guerra nas suas instalações e para “colaborar na sua integração em condições dignas”.
“A solidariedade deve estar sempre presente na matriz social das Associações de Bombeiros, tanto para receber como para dar. No contexto atual, torna-se imprescindível cumprir com os deveres de solidariedade para com a Ucrânia, com o seu povo, e especialmente com os Bombeiros Ucranianos. É imperativo materializar os princípios de liberdade, fraternidade e igualdade. Cumprindo esse cariz, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento propõe-se a acolher até 1/2 famílias ucranianas (preferencialmente familiares de operacionais bombeiros) nas instalações e a colaborar na sua integração em condições dignas”, pode ler-se na carta aberta que pode consultar na íntegra AQUI.
