As homenagens ao atleta José Canelo sucedem-se com a recente atribuição do seu nome a uma rua do concelho do Entroncamento. A proposta da Comissão de Toponímia foi aprovada pelo executivo municipal na reunião desta segunda-feira, dia 21, reforçando o reconhecimento do mérito alcançado pelo campeão mundial a quem foi dedicada a pista de atletismo do Complexo Desportivo do Bonito em 2010.
O atleta José Canelo, voltou a ver suas as vitórias mundiais reconhecidas esta segunda-feira, mas não com mais uma medalha de ouro para juntar, por exemplo, às do Campeonato do Mundo de Veternanos em Lyon (França) ou, mais recentemente, do XI Campeonato Europeu de Atletismo Master Pista Coberta em Ancona (Itália).
O executivo municipal aprovou em reunião de câmara a proposta apresentada pela Comissão de Toponímia do Entroncamento composta, entre outros, pelos professores e historiadores Henrique Leal e Manuela Poitout, com designações para 14 novas ruas e pracetas no concelho, figurando entre elas o nome deste veterano de atletismo do CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição.

A nova Rua José Canelo tem início na Rua Casal do Bonito e termina na Avenida das Forças Armadas, coincidindo com parte do percurso percorrido pelo atleta de 92 anos nos seus treinos regulares. Uma homenagem de que o desportista reconhecido mundialmente teve conhecimento no momento pois encontra-se presente na reunião.
Para José Canelo, o reforço do reconhecimento municipal que começou com a atribuição do seu nome à pista de atletismo municipal pelo anterior executivo em setembro de 2010, é motivo de “orgulho e satisfação”. Ao mediotejo.net disse que o facto comprova a consciência do município nas vitórias obtidas a nível nacional e internacional em pista coberta e ao ar livre desde que se dedicou a esta modalidade.
O veterano multimedalhado salientou ainda que no momento da partida já há quem grite “lá vai o fenómeno do Entroncamento”. Estímulo que espera ouvir brevemente quando voltar à pista, assim que a ANAV – Associação Nacional de Atletismo Veterano divulgar o calendário. Até essa data continuará os três treinos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras – passando pela rua que brevemente terá o seu nome.

A proposta da Comissão de Toponímia inclui, igualmente, a Rua Casal do Bonito, a Rua Fernando Pedro Garcia, a Rua Tio Maurício, a Rua Silvino João Pais, a Rua António Feio, a Praceta José Pereira da Cunha, o Largo Casal do Saldanha, a Rua Artur Dias Morgan, a Rua das Indústrias, a Rua dos Armazéns, a Rua dos Operários, a Rua das Oficinas e o Largo de Santo António.
O conjunto de designações foi aprovado por maioria com a abstenção do PSD, tendo a vereadora social-democrata destacado na sua declaração de voto a atribuição do nome do atleta à pista de atletismo no Complexo Desportivo do Bonito na altura em que o seu partido estava na Câmara Municipal. A abstenção na votação foi justificada por não se “rever” em algumas das designações atribuídas.