O Entroncamento acolhe nos dias 21 e 22 de maio o evento Portugal Railway Summit. Foto arquivo DR

A 6ª edição do Portugal Railway Summit tem lugar nos dias 21 e 22 de maio no Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, e promete ser um marco importante no calendário ferroviário internacional. A iniciativa da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), Cluster da Ferrovia, reúne especialistas, líderes da indústria e profissionais do setor ferroviário para discutir os mais recentes avanços, desafios e oportunidades da ferrovia.

Organizado anualmente pela PFP – Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, o Portugal Railway Summit é reconhecido como uma das maiores referências dos eventos ferroviários nacionais, reunindo nestes dois dias, relevantes stakeholders do setor.

Este ano serão abordadas questões relacionadas com o futuro ferroviário nacional, sob o lema “Este comboio não pode parar!”, destacando a importância dos investimentos estruturais no desenvolvimento da coesão nacional e europeia através do desenvolvimento ferroviário, assentes numa mobilidade inteligente e sustentável.

A cimeira pretende explorar os planos de investimento anunciados, os instrumentos financeiros e desafios técnicos e regulatórios que moldam a ferrovia portuguesa, contando com uma agenda repleta de oradores.

O Portugal Railway Summit conta com oradores especialistas de renome, incluindo líderes do setor ferroviário, autoridades governamentais, representantes de organizações internacionais e académicos proeminentes. Estes especialistas partilham as suas visões, experiências e insights sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor ferroviário.

Desde a ligação de Alta Velocidade Lisboa-Porto-Vigo até a expansão das redes de metropolitano, a cimeira mergulhará em várias ramificações do desenvolvimento ferroviário, com diferentes debates, apresentações de investimentos nacionais e negócios internacionais, promovendo a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento de recursos humanos no setor. É considerada pela organização como “uma oportunidade única para networking, insights e parcerias estratégicas com os principais players do setor”, lê-se em nota de imprensa.

Divididos em sete painéis, serão abordadas as seguintes áreas temáticas:
. Investimentos Nacionais: Explorando oportunidades e desafios na infraestrutura ferroviária portuguesa.
. Negócios Ferroviários Internacionais: Partilhando experiências globais para impulsionar a competitividade do setor em Portugal.
. Desafios da Alta Velocidade Nacional: Analisando os obstáculos e oportunidades para a implementação eficaz da alta velocidade.
. Mobilidade Sustentável: Explorando soluções inovadoras para promover a mobilidade sustentável no transporte ferroviário.

Além disso, serão ainda discutidas estratégias para o desenvolvimento de recursos humanos afetos ao setor ferroviário. Pretende-se que a próxima geração se entusiasme e se envolva no elevado potencial de carreira profissional na ferrovia.

Portugal Railway Summit decorre no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. Foto: DR

Em exibição, o evento conta com 20 expositores, proporcionando oportunidades de exposição para patrocinadores e empresas, com a organização a “garantir uma experiência personalizada para cada participante”.

O Portugal Railway Summit é aberto a profissionais do setor ferroviário, académicos, estudantes e a todos os interessados pela temática ferroviária. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site oficial, onde poderá encontrar toda a informação do evento.

21 de maio:

09:00 – Receção e Registo

09:30 – Boas-vindas

  • Maria Manuel Pinheiro (Presidente da PFP – Infraestruturas de Portugal)
  • Ilda Joaquim (Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento)
  • Manuel de Novaes Cabral (Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário)

10:00 – Sessão de Abertura

  • Miguel Pinto Luz (Ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal)

10:30Painel 1: Alta Velocidade em Portugal

Apresentação ALSTOM: David Torres

Moderador: Anselmo Crespo (CNN)
Introdução: Javier Anibarro García (INECO)
Mesa Redonda:

  • Pedro Moreira (CP – Comboios de Portugal)
  • Miguel Cruz (Infraestruturas de Portugal)
  • Manuel Besteiro Galindo (ADIF)
  • Óscar Gómez Barbero (RENFE)
  • Castanho Ribeiro (B Rail)
  • Javier Anibarro García (INECO)

12:30 – Almoço

14:00Painel 2: Mobilidade Integrada
Moderadora: Ana Peneda Moreira (SIC)
Apresentação SIEMENS – José Ramalho
Mesa Redonda:

  • Maria Helena Campos (Metropolitano de Lisboa)
  • Tiago Braga (Metro do Porto)
  • Pedro Bogas (Carris)
  • Cristina Dourado (Fertagus)
  • Sérgio Soares (Transdev)

16:00Painel 3: Ferrovia & Inteligência Artificial
Moderador: Rui Marcelino (Direção PFP – ALMA Design)
Apresentação MERMEC: José Barros

Introdução: Paulo Dimas (IA Responsável)
Mesa Redonda:

  • Paulo Dimas (IA Responsável)
  • Arlindo Oliveira (IST)
  • José António Marcos (Talgo)
  • Jaime Borrel (Alstom)
    Apresentação ISTrain: Hugo Magalhães(IST-IDMEC), Aliya Ibrahimo, Maria João Teixeira, Diego Araújo (Direção ISTrain).

17:30 – Happy Hour

19:30 – Jantar Portugal Railway Summit

22 de maio:

09:30 – Receção e Registo

10:00Painel 4: Sustentabilidade & ESG
Introdução: Alexandra Vilela (Compete2030)
Moderadora: Margarida Pinto (Direção da PFP – ISQ)
Mesa Redonda:

  • Maria Manuel Farinha (ISQ)
  • João Sá Tereso (Siemens)
  • Sónia Filipe (Somafel)

11:30Painel 5: Ferrovia Disruptiva
Introdução: Nicolas Furio (JU Europe’s Rail)
Apresentações:

  • Patricia Figueira (PT Alliance Europe’s Rail Associated Member -Infraestruturas Portugal)
  • Sascha Lamme (Hardt – Hyperloop)
  • Giuseppe Carcasi (RFI – Maglev)
    – Assinatura do Protocolo: RAIL CoLAB & Medway

12:30 – Almoço

14:00Painel 6: Infraestruturas Críticas
Introdução: Amélia Areias (IMT)
Apresentações:

  • José Carlos Gonçalves (Infraestruturas de Portugal)
  • Pedro Carreira & Carlos Condesso de Sousa (CP – Comboios de Portugal)
  • Comandante Carlos Tavares (ANEPC – Proteção Civil)
  • Omar Benjumea (Cylus)
  • Emanuel Soares (Critical Software)

15:30Painel 7: Ferrovia – Ligar a Europa
Moderador: António Nabo Martins (APAT)

Apresentações:

  • Javier Hinojal (MAFEX Espanha)
  • Vicente Abate (ABIFER Brasil)
  • Mesa Redonda:
  • Pedro do Ó Ramos (Porto de Sines)
  • Eduardo Feio (Porto de Aveiro)
  • Carlos Vasconcelos (Medway)
  • Carlos Nunes (Captrain)

17:00 – Sessão de Encerramento

  • Paulo Duarte (Diretor Executivo da PFP)

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply