Empate do União de Tomar com Fazendense teve sabor a título. Foto: mediotejo.net

AD FAZENDENSE 1 – UNIÃO F.C.I. TOMAR 1

Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 12ª jornada – 22/04/2023

Campo Nº. 2 Complexo Desportivo Prof. José Gameiro Sousa Gomes, Fazendas de Almeirim

Tarde solarenga e Estádio cheio em Fazendas de Almeirim para o encontro da jornada 27 que opunha o Fazendense, 2º classificado, e o União de Tomar, líder da primeira divisão distrital, com apenas um ponto a separar as duas equipas.

Entrada em campo das três equipas

Jogo que poderia ser decisivo para as contas do título com o empate a manter o Tomar na frente, apenas a três jornadas do fim do campeonato. Com uma grande moldura humana, esperava-se um bom jogo de futebol, o que se veio a confirmar, com muita emoção e competitividade à mistura.

Tradicional lançamento de moeda ar para escolha de campo ou saída de bola

O primeiro remate da partida coube à equipa da casa. Daniel Arraiolos avançou pelo centro do terreno e, ainda fora da área, atirou forte mas ao lado da baliza de Ivo Cristo. Estava dado sinal da equipa de Fazendas de Almeirim, a quem só a vitória interessava para passar para a frente do campeonato.

Empate do União de Tomar com Fazendense teve sabor a título

O jogo estava vivo, com muita entrega dos jogadores na luta pela posse de bola. O público incentivava as suas equipas, como se de uma final se tratasse. E bem o poderá vir a ser, quando faltam apenas três jornadas para o fim do campeonato.

Excelente jogo de futebol entre duas das melhores equipas do distrital de Santarém

A meio tempo da primeira parte surge a primeira grande oportunidade de golo. Um cruzamento da esquerda, com conta peso e medida, por parte do ataque da equipa de Fazendas de Almeirim, leva a bola para a cabeça de Torres Gomez que obriga a uma excelente intervenção do guardião tomarense.

A equipa de Marco Marques respondeu aos 25 minutos com Pedro Pires a servir Wemerson, que rematou forte para defesa apertada de João Bernardo.

Estádio cheio assistiu a um jogo que poderia decidir o título

À passagem da meia hora de jogo, mais um lance muito perigoso para a equipa tomarense. Wemerson amortece para Anderson que, num remate forte, obriga a grande intervenção do guardião João Bernardo.

Aos 41 minutos de jogo foram os adeptos da casa a levar as mãos à cabeça. Daniel Arraiolos remata forte, ainda fora da área, e acerta na trave com estrondo. A bola volta para trás e sobra para Torres Gomez que obriga Ivo Cristo a corresponder mais uma grande defesa.

Primeira parte muito dividida com lances de golo para as duas equipas

Pouco depois chegava o intervalo, com um nulo no marcador. O resultado servia mais os intentos da equipa do União de Tomar, que conseguia assim manter a liderança na tabela.

União de Tomar e Fazendense enfrentaram-se num duelo de candidatos

No arranque da segunda metade, o Fazendense entrou forte no jogo e decidido a marcar. Logo aos três minutos, a equipa de Zé Miguel Dias dispõs de uma boa oportunidade após cruzamento da esquerda ao segundo poste.

João Rosário, solto de marcação, não acertou bem na bola e esta perdeu-se pela linha de fundo.

Fazendense entrou a pressionar na segunda metade

Na resposta, a equipa tomarense, num iniciativa individual de Pedro Pires, criou muito perigo. Pires correu em direção à área adversária e num remate forte obrigou a intervenção atenta do guardião João Bernardo.

A partir dos 15 minutos do segundo tempo, a equipa de Fazendas de Almeirim pressionou ainda mais o adversário em busca do golo e aos 27 minutos Alcobia cai na área do Tomar. Falta prontamente assinalada pelo árbitro da partida que apontou para a marca da grande penalidade.

Fazendense abriu o marcador num lance de grande penalidade

Oportunidade soberana para a equipa de Zé Miguel dias se adiantar no marcador. Tiago Mateus, chamado para a conversão do castigo máximo, remata forte e a meia altura para o lado direito de Ivo Cristo, que se atira para o mesmo lado.

Fazendense adiantava-se no marcador e passava para a frente do campeonato

Apesar da estirada, o guardião tomarense não evitou o golo. A bola levava muita força e ia bem colocada não dando hipótese de defesa. Estava feito o 1-0 para alegrias das centenas de adeptos da equipa da casa.

O Tomar reagiu ao golo sofrido e partiu em busca de um resultado favorável

O resultado não se fixaria por aqui, e a vantagem da equipa do Fazendense seria anulada num lance fortuito.

Estavam decorridos 34 minutos quando Gui Nunes, ainda de fora da área, remata forte, com a bola a bater em Tipote e a entrar na própria baliza, para desespero dos adeptos da casa e alegria dos visitantes.

Estava reposta a igualdade no marcador a cerca de 10 minutos do fim do tempo regulamentar.

A equipa de Zé Miguel Dias não baixou os braços e voltou a procurar o golo, exercendo uma forte pressão sobre a equipa tomarense, que procurava segurar o resultado com unhas e dentes, não abdicando, no entanto, de tentar desferir ataques rápidos.

Fazendense voltou a carregar mas o resultado não se alteraria até final

O Fazendense foi assumindo as despesas do jogo até final, procurando ainda chegar ao golo da vitória, mas o União de Tomar segurou um empate com unhas e dentes. O desafio, que teve nove minutos de compensação, acabaria mesmo empatado a uma bola, com os tomarenses a festejarem um resultado que teve sabor a título.

Equipa do Tomar segurou o resultado ate final da partida, empate que abre as portas do título

Excelente jogo de futebol em Fazendas de Almeirim entre duas equipas que mostraram o porquê de serem líderes no campeonato perante uma excelente moldura humana. Uma primeira parte de equilíbrio e uma segunda parte com ascendente da equipa do Fazendense, num empate que soube a pouco para a equipa de Zé Miguel Dias e que valeu grande festa para os de Tomar. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

Jogadores do Fazendense agradecem apoio dos seus adeptos

A equipa de Marco Marques mantém assim a liderança com mais um ponto que o Fazendense, mas ambas vêm a equipa do Amiense a aproximar-se, estando agora a três pontos do Tomar e a dois do Fazendense.

Empate valeu festa entre jogadores e adeptos do União de Tomar

A três jogos do fim, o Tomar só depende de si para ser campeão, e tem um calendário teoricamente favorável para o seu objetivo, com dois jogos em casa e um fora, com o Fazendense a continuar à espreita. Na próxima jornada, o União de Tomar recebe o Ouriense e o Fazendense a equipa de Ferreira do Zêzere.

FICHA DE JOGO:

AD FAZENDENSE

Equipa do Fazendense

João Bernardo, Diogo Oliveira, Rodrigo Neves, Tiago Mateus, Rafael Antunes, Rony, Miguel Mateus, Alex Fernandes, João Rosário, Daniel Arraiolos e Torres Gomez.

Suplentes: Gonçalo Vieira, Zé Libério, Bacalhau, Tipote, Colaço, Alcobia e Conduto.

Treinador: Zé Miguel Dias

UNIÃO F. C. I. TOMAR

Equipa do União de Tomar

Ivo Cristo, Ivan, Siaka Bamba, Henrique, Quim Zé, Zé Maria, Douglas, Leandro, Pires, Anderson e Wemerson.

Suplentes: João Ribeiro, Guilherme Graça, Fábio Lúzio, Gui Nunes, Ismail, José Charles e Gui Camargo.

Treinador: Marco Marques

GOLOS: Tiago Mateus e Tipote (AG).

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Paulo Raposo, Pedro Freire e Adelino Crespo.

Equipa de arbitragem com os capitães de Fazendense e União de Tomar

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Siaka Bamba, Rony, Miguel Mateus, Alex Fernandes, Wemerson, Leandro, Alcobia, José Charles, Henrique e Fábio Lúzio.

No final ouvimos os treinadores das duas equipas:

Zé Miguel Dias, treinador do Fazendense. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | ZÉ MIGUEL DIAS, TREINADOR DO FAZENDENSE:

Marco Marques, treinador do União de Tomar. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | MARCO MARQUES, TREINADOR DO UNIÃO DE TOMAR:

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *