A duas semanas das eleições legislativas de 6 de outubro, Daniel Oliveira entrevista Catarina Martins, do Bloco de Esquerda. Esta entrevista está integrada projeto Eleições em Rede 2019*, que junta o podcast Perguntar Não Ofende aos meios digitais Fumaça, Sul Informação e Médio Tejo, os semanários Jornal de Leiria e Jornal do Fundão e ainda os projetos universitários RUM – Rádio Universitária do Minho, RUC – Rádio Universidade de Coimbra e Rádio Universitária da Beira Interior em conjunto com o Urbi et Orbi – Jornal Universitário da Beira Interior (coordenados pelo Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais).
A conversa de 30 minutos com Catarina Martins foi conduzida por Daniel Oliveira, que criou com João Martins o podcast Perguntar Não Ofende, “um projeto jornalístico independente, quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente importantes”, como se explica no site do projeto.
Daniel Oliveira, que escreve no Expresso e pertence ao painel do programa O Eixo do Mal, emitido pela SIC, assume que “este é um espaço de jornalismo com opinião”, mas que, defende, “não deixa de ser jornalismo”. O facto de o entrevistado conhecer a sua opinião enquanto comentador liberta-o para ir mais longe no tema abordado. “Tudo feito às claras, num formato em que as opiniões não estão escondidas atrás das perguntas.”
Este podcast semanal estreou em maio de 2018 e já recebeu personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Dilma Rousseff, Boaventura de Sousa Santos, Jaime Nogueira Pinto, Catarina Martins ou Ricardo Araújo Pereira.
—
*A iniciativa Eleições em Rede 2019 nasceu com o propósito de dar uma dimensão nacional a problemas regionais mas, também, olhar para a eleição de um novo Parlamento através da análise e do escrutínio de grandes temas, ao invés de uma cobertura focada em ações de campanha e comícios. Esta rede é formada pelo podcast Perguntar Não Ofende, pelos meios digitais Fumaça, Sul Informação e Médio Tejo, pelos semanários Jornal de Leiria e Jornal do Fundão e ainda pelos projetos universitários RUM – Rádio Universitária do Minho, RUC – Rádio Universidade de Coimbra e Rádio Universitária da Beira Interior em conjunto com o Urbi et Orbi – Jornal Universitário da Beira Interior (coordenados pelo Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais). Cada meio terá a sua cobertura e linha editorial própria, mas partilha nos seus canais de distribuição (áudio, papel ou vídeo) e redes sociais trabalhos relevantes dos parceiros. Mantendo a independência das redações e o estilo de cada projeto, os artigos, entrevistas e debates produzidos serão discutidos e pensados em conjunto, numa ideia de validação pelos pares.