Eléctrico e Ferreira do Zêzere disputam a 1ª divisão nacional de futsal. Foto arquivo: mediotejo.net

A primeira fase da Liga 2025/26 de futsal para os 12 emblemas participantes arranca este sábado, com o Ferreira do Zêzere a defrontar o Rio Ave na 1ª jornada, às 20h00, ao passo que o Eléctrico, de Ponte de Sor, defronta a Quinta dos Lombos no domingo, também às 20h00. Eléctrico e Ferreira do Zêzere, que apresentam novos treinadores para esta época, têm um objetivo comum: a manutenção na primeira divisão do futsal nacional.

Os dois clubes da área de influência do mediotejo.net defrontam-se à passagem da 7ª jornada, no dia 1 de novembro, com o Eléctrico a jogar em Ferreira do Zêzere. Antes, na 3ª jornada, o Benfica joga no caldeirão de Ferreira do Zêzere, com a equipa da Capital do Ovo a jogar em casa do Sporting na jornada 4. O clube das águias visita Ponte de Sor à 8ª jornada (8 de novembro) com o Eléctrico a defrontar o Sporting, em Lisboa, na 9ª jornada (15 de novembro). O derbi entre Benfica e Sporting está agendado para a 5ª jornada.

O Eléctrico Futebol Clube anunciou que Jorge Monteiro é novo treinador da equipa sénior de futsal, rendendo no cargo João Freitas Pinto. Nome sobejamente conhecido no panorama do futsal nacional, Jorge Monteiro acumula mais de duas décadas de carreira e um impressionante número de jogos na Liga Placard. Destacou-se especialmente durante os onze anos ao serviço do Sporting CP, onde liderou a formação júnior, conquistando vários títulos nacionais e sendo peça-chave no desenvolvimento de jovens talentos que viriam a representar a Seleção Nacional.

Nos últimos oito anos, Jorge Monteiro comandou as equipas seniores do Leões de Porto Salvo e da Quinta dos Lombos, somando bons desempenhos e duas presenças em finais da Taça da Liga.

Jorge Monteiro é novo treinador da equipa sénior de futsal do Eléctrico. Foto: EFC

Já o emblema da Capital do Ovo anunciou que Cristiano Coelho é o novo treinador principal da equipa de futsal do SC Ferreira do Zêzere, rendendo no cargo Ricardo Lobão, de quem foi adjunto. Cristiano Coelho é natural de Vieira de Leiria e começou o seu percurso na modalidade em 2007 como jogador, tendo começado a carreira de técnico em Inglaterra, onde foi também coordenador de formação e teve passagens pelo Reading Escolla Futsal, London United e Escolla Futsal.

Voltou a Portugal pela porta dos Leões de Porto Salvo, começando como olheiro e mais tarde para treinador adjunto na equipa técnica de Ricardo Lobão, que mais tarde o viria a convidar para trabalhar no SC Ferreira do Zêzere. Durante duas temporadas, Cristiano Coelho trabalhou como treinador adjunto dos ferreirenses, assumindo agora o primeiro desafio como treinador principal em Portugal.

Cristiano Coelho é o novo treinador principal da equipa de futsal do SC Ferreira do Zêzere. Foto: SCFZ

A jogar fora de portas no arranque da Liga, o Eléctrico estreia-se em casa na 2ª jornada frente ao Famalicão, no dia 13 de setembro, ao passo que o Ferreira do Zêzere recebe a Quinta dos Lombos, em jogo também agendado para dia 13, ambos às 17h00.

A primeira jornada do campeonato está marcada para este sábado, 6 de setembro e dos 12 clubes que participam na 1ª fase só os primeiros oito se apuram para a 2ª fase, em sistema de ‘play-off’, garantindo desde logo a permanência na prova, mas os dois últimos (11.º e 12.º) descem ao Campeonato Nacional da II Divisão da época desportiva seguinte. A 22ª e última jornada da 1ª fase está agendada para 2 de maio.

Confira AQUI o calendário da primeira divisão nacional de futsal.

As doze equipas que vão disputar a Liga são o Rio Ave, Torreense, Caxinas, Ferreira Zêzere, Benfica, Leões de Porto Salvo, Sporting, Fundão, Sporting de Braga, Famalicão, Eléctrico e Quinta dos Lombos.

1.ª Jornada – 6 a 8 de setembro
Rio Ave x Ferreira do Zêzere
Braga x Benfica
Torreense x Sporting
Leões Porto Salvo x Fundão
Famalicão x Caxinas
Quinta dos Lombos x Eléctrico

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply