Duarte Correia. Fotografia: DR

O pintor Massimo Esposito prossegue a sua apresentação de artistas do Médio Tejo.

O Duarte Correia, de Torres Novas, é um artista nato, gosta de música, pintura, urban sketch, literatura e é uma verdadeira esponja intelectual. Muito jovem ainda, com 17 anos, tem muitas ideias a apresentar e muito trabalho pela frente. Tive a possibilidade de o ajudar a aprender algumas técnicas, conhecer os seus sonhos e desejos e aqui o apresento com muito carinho.

Quais são as tuas habilitações literárias, curso ou percurso académico?
De momento estou a terminar o Ensino Secundário no 12º ano de Artes Visuais e estive inscrito no “Atelier do Massimo” um ano.

Já fizeste exposições ou participastes em eventos artísticos?
Integrei uma exposição coletiva no convento do Carmo, em Torres Novas, participei numa Residência Artística e Exposição coletiva, “Não foi minha Intenção”, em Torres Novas, no Mercado do Peixe, a partir do Museu Municipal Carlos Reis, no âmbito das residências Novas Artes. Fiz também uma exposição a solo: “Dialética”, na Galeria Municipal do Entroncamento.

Qual a tua área artística? Podes falar um pouco da tua arte e do que gostas de fazer?
Trabalho maioritariamente na área da Pintura, tendo interesse também na área audiovisual.

O que achas que na nossa região poderia ser feito para ajudar os artistas locais?Seria ideal a criação de iniciativas públicas e privadas de modo a levar a cultura contemporânea a todo o público, além da criação de pequenos festivais, com alguns dias de duração, apoiados pelos municípios, com o objetivo de dinamizar as artes e investir no setor, tanto cultural como económico.

Qual a tua mensagem artística?
A mensagem artística depende de cada trabalho. Cada um carrega um mundo diferente às costas.

Que conselho podes dar a futuros colegas?
Que ninguém trabalha por nós.

Qual a advertência ou sugestão que darias a quem deveria ajudar os artistas e a quem deveria ser entregue (presidente da Câmara, vereador da cultura, presidente de associação artística, outros…)
Aquilo que diria a quem é responsável pela cultura é que a vereação existe para representar os Artistas e não os interesses do capital.

Se quiser podes divulgar os teus contactos
Telemóvel 960 439 181
email: dmcorreia04@gmail.com

Massimo Esposito

Pintor Italiano, licenciado em Arte e com bacharelato em Artes Gráficas em Urbino (Itália), vive em Portugal desde 1986. Em 1996 iniciou um protejo de ensino alternativo de desenho e pintura nas autarquias do Médio Tejo que, após 20 anos, ainda continua ativo. Neste projeto estão incluídas exposições coletivas e pessoais, eventos culturais, dias de pintura ao ar livre, body painting, pintura com vinho ou azeite, e outras colaborações com autarquias e instituições. Neste momento dirige quatro laboratórios: Abrantes, Entroncamento, Santarém e Torres Novas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *