No contexto do debate público em torno do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, a Federação Distrital do Partido Socialista de Santarém pretende que o mesmo siga uma estratégia de territorialização e de coesão territorial, em que os municípios e as comunidades intermunicipais sejam parceiros da sua execução, tendo defendido, entre outras propostas, a conclusão do IC9 e IC3 e a reabilitação das pontes de Constância e Santarém.
Em comunicado, a Federação Distrital do PS defende que os investimentos previstos no Plano Nacional de Investimentos 2030 (Ligação IC9-A1 e nova travessia do Tejo) não sejam esquecidos, a par de outros que estão previstos noutros documentos, nomeadamente os missing links (exemplos de Rio Maior e Riachos) previsto no próprio PRR ou os que estão previstos nos investimentos da Infraestruturas de Portugal, como a reabilitação da Ponte Rainha Dona Amélia.
No global, a Federação Distrital do PS manifesta “total concordância com os Projetos que as Comunidades Intermunicipais do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo” fizeram chegar ao Executivo neste período, e sublinha as propostas que os municípios fizeram chegar.
Entre esses contributos (além dos previstos em outros documentos), a Federação Distrital do PS destaca:
a) Construção do acesso ao EcoParque do Relvão (onde são tratados os resíduos perigosos de todo o país), nomeadamente a conclusão do IC3/A13;
b) Resolução do problema de instabilidade das Barreiras de Santarém e reabilitação da Linha do Norte, no troço por concluir, reabilitando as estações e eliminando as passagens de nível existentes, incluindo a de Santana, através da construção do viaduto projetado;
c) Despoluição da bacia hidrográfica do Tejo, nomeadamente os rios Almonda, Alviela e Nabão;
d) Estudo e desenvolvimento do Projeto Tejo;
e) Melhorias no Sistema de Água e Saneamento de Alcanena, resolvendo os problemas ambientais existentes;
f) Investimento na infraestrutura e equipamentos do Hospital Distrital de Santarém;
g) Inclusão dos Municípios na implementação de projetos de Eficiência Energética;
h) Promoção de Respostas Sociais, nomeadamente em creches;
i) Criação de novas unidades de cuidados continuados e saúde mental;
j) Concretização do projeto do Centro de Excelência e de Inovação Agro-Industrial na Quinta da Fonte Boa;
k) Melhoria das acessibilidades no Vale do Sorraia (IC10 e IC13);
l) Reabilitação da Ponte de Constância, para permitir a reabertura a pesados;
m) Construção da Área de Acolhimento Empresarial em Alcanena “Porta Norte”;
n) Solução para a infraestrutura pública existente no aeródromo e polígono de Tancos.
Segundo a Federação do PS distrital, a lista de investimentos apresentada é “reveladora da carência de investimento público no distrito” de Santarém, constituindo o PRR, no entendimento daquela estrutura politica, “uma oportunidade única para promover uma intervenção verdadeiramente estruturante na região e resolver um vasto conjunto de problemas que têm limitado o seu desenvolvimento”.
