Direção do Sporting de Abrantes tom posse com olhos postos no centenário e no relançar do clube. Foto: SCA

A nova equipa diretiva do Sporting Clube de Abrantes (SCA), presidida por José Belém, já tomou posse para o próximo biénio. Em ano de comemorações do seu centenário, o histórico clube abrantino ultrapassou um impasse diretivo que se arrastava desde 2019, tendo apontado baterias ao programa de centenário e ao relançar do clube, com a inclusão de novas modalidades e dinâmica desportiva.

Na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais, no domingo, 5 de março, estiveram presentes Luís Dias, vereador do desporto do município, e Nuno Gomes, assessor para o mesmo pelouro. Numa sala composta por cerca de meia centena de sócios e adeptos, usaram da palavra os novos presidentes da Assembleia Geral e da Direção bem como o vereador da Câmara de Abrantes.

Nova equipa diretiva assume gestão do SCA para o biénio 2023/2025. Foto: SCA

As palavras de circunstância foram todas no sentido de apelar à união no clube, que assim sai de uma das maiores crises diretivas da sua vida, que está prestes a completar 100 anos (18 de maio).

“Agora é hora de todos sermos apenas um, procurando o melhor para o Sporting Clube de Abrantes e, como tal, contamos com todos (dirigentes, pais, atletas e sócios)”, deu conta a direção do clube, após a tomada de posse.

“Uma nova era chegou, precisamente num momento crucial para nós, no ano em que, para além da reestruturação do clube, ainda temos a responsabilidade de celebrar condignamente o nosso centenário. Estamos juntos. O futuro do Sporting Clube de Abrantes começa agora”, afirmou José Belém, presidente da direção da centenária instituição desportiva.

ÁUDIO | JOSÉ BELÉM, PRESIDENTE DA DIREÇÃO DO SCA:

Segundo o presidente da direção, José Belém, a prioridade agora é “arrumar” a casa de forma a equilibrar o clube e preparar as comemorações do primeiro centenário do SCA, evento que terá início a 18 de maio, dia em que se assinalam os 100 anos da fundação do histórico clube.

Rui Santos, presidente da Assembleia geral, no momento de assinatura de tomada de posse do presidente da direção. Foto: SCA

ÁUDIO | RUI BATISTA SANTOS, PRESIDENTE ASSEMBLEIA GERAL SCA:

Luís Dias, vereador do Desporto na CM Abrantes, no uso da palavra. Foto: SCA

ÁUDIO | LUIS CORREIA DIAS, VEREADOR DESPORTO CM ABRANTES:

Com José Belém a assumir o cargo de presidente da direção do SCA, Susana Estriga assume o cargo de vice-presidente, João Paulo Bioucas o de tesoureiro e António Almeida o de secretário. Rui Batista Santos é o presidente da Assembleia Geral e António José Pereira preside ao Conselho Fiscal.

António José Pereira preside ao Conselho Fiscal. Foto: SCA

O Sporting Clube de Abrantes foi fundado a 18 de maio de 1923, sendo a Filial nº 7 do Sporting Clube de Portugal. Teve origem no Grupo Recreativo Operário Abrantino, clube com poucos anos de existência e que, por intermédio do sócio José Carlos Certã, se filiou no Sporting, mudando o nome para “Sporting Clube de Abrantes”.

O passado do clube quase centenário foi marcado por diversas modalidades em que se incluem o futebol, futsal, basquetebol, atletismo, xadrez e ténis de mesa. Atualmente o SCA conta apenas com a modalidade de atletismo, onde Susana Estriga treina os jovens desde a época 2009/2010.

Na foto (da esqª para drtª): Rui Santos (Assembleia Geral), José Belém (Direção), e António Pereira (Conselho Fiscal). Foto: SCA

CORPOS SOCIAIS SCA (2023/2025)

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Rui Baptista dos Santos

1° Secretário: Liliana Rufo

2° Secretário: Pedro Redondeiro

DIREÇÃO

Presidente: José Belém

Vice-Presidente.: Susana Estriga

Secretário:  António Almeida

Tesoureiro: João Paulo Bioucas

Vogais: Telmo Correia, Sérgio Nunes, João Bento

Suplentes: Paulo Esteves, Marta Silva

CONSELHO FISCAL

Presidente: António José Pereira

1° Secretário: Maria Filomena Vieira

2° Secretário: Artur Marques

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Entre na conversa

2 Comentários

  1. Pintar Abrantes de verde e branco (se for com sportinguistas, melhor ainda)… Gosto disso! Força e coragem! Leões somos nós e “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” é o nosso lema.

  2. Olá caros amigos
    Fui atleta do SCA nos anos de 78 até início dos anos 80. Fiz parte de uma grande equipa de futebol, treinada pelo Sr.Tó. Fomos campeões distritais e fomos depois apurados para o Nacional. Também pratiquei atletismo tendo sido várias vezes campeão de Santarém em provas de velocidade, até mudar-me para Lisboa e para o SCP. No atletismo nunca me esquecerei do prof. Manuel Gonçalves. É com grande saudade que recordo todos aqueles que comigo conviveram em prol do desporto e do Sporting Clube de Abrantes.
    Como poderei ter um contato muito próximo com este clube?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *