Dia da Cidade de Tomar. Foto arquivo: mediotejo.net

Tomar está em celebração por estes dias, numa altura em que se começam a aliviar algumas restrições associadas à pandemia, chega o bom tempo e também retomam as iniciativas que convidam a fruir dos espaços e da vivência coletiva. Os Dias de Thomar, que arrancaram este ano com a rota de tapas e petiscos Tomar à Prova, prosseguem com uma série de eventos, caso do concerto dos Anjos na Várzea Grande, no sábado, das cerimónias oficiais no Dia da Cidade, a 1 de março, seguidas do concerto da Orquestra Sinfónica de Thomar. Este ano a programação assinala ainda os 20 anos do Cine-Teatro Paraíso. Neste programa é dado ênfase a personalidades tomarenses das mais diversas áreas.

As comemorações do Dia da Cidade e dos 20 anos do Cine-Teatro Paraíso, por via dos Dias de Thomar, contam com a Rota das Tapas – Tomar à Prova até 6 de março, das 17h00 às 24h00, nos 15 estabelecimentos aderentes e com cerca de 30 petiscos e iguarias à espera de serem degustados, pelo custo simbólico de 3 euros, com bebida feita em terras nabantinas. Pelo custo de

Depois da Mostra de Cinema Manuel Vicente e do concerto do projeto a solo de Moisés, ambos no Cine-Teatro Paraíso, segue-se o espetáculo “Pela Água”, dia 25 de fevereiro pelas 21h30. Os bilhetes de entrada têm o custo de cinco euros.

“Pela Água” é um texto original do tomarense Tiago Correia, publicado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em 2017, no âmbito do Grande Prémio de Teatro da SPA / Teatro Aberto, que mereceu em 2016. 

Com interpretação de Paulo Lages e Tiago Correia, trata uma peça de teatro íntima, onde se fala do amor e dos seus desencontros. Um diálogo intenso, enigmático mas nítido, entre dois homens de uma mesma mulher. Diferentes idades, diferentes experiências, tanto e tão pouco em comum. Uma meditação conjunta acerca das relações humanas, que aprofunda o poder das palavras num diálogo dominado pela ausência dessa mulher – e pelo amor.
 
Comemorações incluem o assinalar de 20 anos de Cine-Teatro Paraíso, depois da sua reabertura pela mão do Município. Foto: mediotejo.net

No sábado, dia 26 de fevereiro, pelas 15h00, recebe o Complexo Cultural da Levada a inauguração da exposição da tomarense Engrácia Cardoso, ficando patente até 15 de maio a mostra “Uma paisagem recortada”.

Também no sábado, 26 de fevereiro, e até 27 de março (aos fins de semana e no feriado de 1 de março), arranca a XXIII Mostra da Lampreia no concelho de Tomar, onde se poderão degustar nos restaurantes e pastelarias aderentes iguarias típicas ligadas ao ciclóstomo, desde o afamado arroz de lampreia à doce lampreia de ovos.

Neste sábado à noite, a partir das 22h00, a música e a animação chegam à Várzea Grande com o concerto do duo Anjos, seguidos da dupla Pão-de-Ló gigéis sete, num evento de entrada livre.

Os Anjos sobem ao palco na Várzea Grande para um concerto integrado nos Dias de Thomar. Foto: DR

Domingo, dia 27, será dedicado pelas 10h30 aos 20 anos do Cine-Teatro Paraíso, onde existirá uma homenagem a Jaime de Oliveira, falecido em 2003, o último proprietário e sócio do Cine-Teatro, responsável pela criação das sessões de cinema infantil gratuitas em Tomar. Como tal, a partir das 11h00 e mediante levantamento de bilhete, hora da Sessão de Cinema Jaime de Oliveira com exibição do filme infantil “Um Susto de Família 2”.

Chegado o feriado municipal, Dia da Cidade, 1 de março, começa o dia com as cerimónias oficiais na Praça da República, com o tradicional hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais.

Após este momento, segue-se pelas 10h30, no Cine-Teatro Paraíso, a sessão solene da Assembleia Municipal, onde serão homenageadas pela Câmara Municipal de Tomar um conjunto de personalidades de diversas áreas.

Entidades a homenagear:

Medalha Municipal de Mérito – Grupo Musical FH5 e empresas PAVIPREL, Manelzito da Estação, José Joaquim Lourenço e Segorbe, Ferreira & Mesquita, Lda

Medalha Municipal de Valor e Altruísmo – Dr. Vieira da Luz, Dra. Maria João e Professora Fernanda Mocho

Medalha Municipal de Valor Desportivo – Técnico Manuel Francisquinho e atleta Tomás Santos

Medalha de Honra do Município de Tomar – cineasta Manuel Vicente, judoca Patrícia Sampaio, professores fundadores do Instituto Politécnico de Tomar Júlio das Neves e Rosário Baeta Neves e a instituição Santa Casa da Misericórdia.

O Dia de Tomar é assinalado no dia 1 de março, com a deposição das coroas de flores no monumento a D. Gualdim Pais, fundador do castelo há 861 anos. Foto: CMT, 2021

As cerimónias cessam pelas 21h00, com a Orquestra Sinfónica de Thomar a subir ao palco do Cine-Teatro Paraíso para um concerto de entrada livre (sujeito a levantamento de bilhete).

Durante o Dia da Cidade, o Castelo Templário de Tomar estará aberto ao público, permitindo acesso ao local onde a sua fundação de facto ocorreu.

Programa:
9h00 – Abertura do recinto do Castelo, muralhas, praça de armas e Alcáçova;
10h00 – Hastear da Bandeira (nacional, templária e da Associação Thomar Honoris);
10h30 – Início das actividades de animação da Thomar Honoris no recinto da Praça de Armas e Castelo;
11h00 e 15h00 – Visitas guiadas à Alcáçova;
17h00h – Fim das atividades e encerramento.

Castelo Templário de Tomar. A 1 de março assinala-se a sua fundação e edificação pela mão de D. Gualdim Pais. Foto: CMT

No último fim de semana de comemorações, é a vez do Mercado Municipal de Tomar mostrar o que tem de melhor através da iniciativa “Mercado à Prova”, com prova de vinhos, enchidos e outros produtos locais, no dia 5 de março (sábado) das 10h30 às 12h30.

As iniciativas fecham com a prova de referência no atletismo de estrada, as 3 Léguas do Nabão, com início marcado na Praça da República, pelas 10h30, no domingo, dia 6 de março. Esta será a 38ª edição desta prova que é referência no calendário nacional de provas de estrada, com distância de 15 km na prova-mor, mas também com caminhada de 10 km e adaptações aos mais novos participantes através da Mini-Légua e Leguazinha. Mais informações: www.clubecalma.pt/3-leguas-do-nabao

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *