Os Dias de Thomar, naquela que é a celebração do concelho, da identidade e da cultura tomarense, vão decorrer entre os dias 13 de fevereiro e 5 de março, com o ponto alto a decorrer no dia 1 de março. O vasto programa assinala duas das mais importantes datas históricas do concelho: a elevação a cidade em 1844 e a fundação do castelo em 1160. Como é habitual, este período, para além das cerimónias oficiais do dia da cidade, será marcado por um conjunto significativo de iniciativas de ordem cultural, desportiva e social.
As celebrações têm assim início na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, com um quadro de estátuas vivas, na Praça da República, entre as 10h30 e as 12h30 e entre as 15h30 e as 17h30.
Já no dia 15 de fevereiro inicia-se o evento “Tomar à Prova”, naquele que é um roteiro gastronómico que passa por 12 espaços concelhios que, por quatro euros (bebida incluída) convidam a uma viagem gastronómica, desafiando a carimbar a totalidade de um “passaporte”. A iniciativa decorre até 5 de março.
A 25 de fevereiro, sábado, Rui Gaio e os 365 Everydays sobem ao palco do Cine-Teatro Paraíso para um espetáculo marcado para as 21h30 e cuja entrada tem o custo de cinco euros.
Também a partir de 25 de fevereiro e durante um mês (até 26 de março) tem lugar a XXIV Mostra da Lampreia, que convida à prova desta iguaria oriunda dos rios nos estabelecimentos aderentes.
A música volta a estar em voga no dia 28 de fevereiro, com um concerto que junta Miguel Azevedo e a banda tomarense FH5, a ser realizado na tenda do Mercado Municipal, a partir das 22h30. Na manhã do dia 4 de março, o Mercado Municipal é também o local que acolhe a iniciativa “Mercado à Prova”.
O ponto alto será, como é hábito, no dia 1 de março, que este ano calha a uma quarta-feira, com o hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais. As cerimónias oficiais decorrem na Praça da República a partir das 10h00.
A sessão solene da Assembleia Municipal está agendada para as 10h45 no Cine-Teatro Paraíso, sendo que à tarde, às 15h00, decorre o lançamento do terceiro volume dos Cadernos Culturais Nabantinos, no Complexo Cultural da Levada.
Ainda nesse dia, às 21h30, Susana Félix sobe ao palco do Cine-Teatro Paraíso acompanhada pela Orquestra Sinfónica de Thomar. Os preços variam entre os 8€ (2º balcão e camarotes) e os 10€ (plateia e 1º balcão).
O programa comemorativo é encerrado com o evento desportivo “3 Léguas do Nabão“, agendado para a manhã do dia 5 de março, domingo.


