Mais de 300 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar hoje o Dia Internacional dos Museus, com espetáculos de teatro, dança, concertos, oficinas, palestras e lançamento de livros, com atividades nos municípios do Médio Tejo e um pouco por todo o país.
Este ano, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do evento a nível mundial, é “O Poder dos Museus” e visa demonstrar o impacto positivo destes espaços culturais, num mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da covid-19.
Em Portugal, dezenas de entidades e concelhos do continente e arquipélagos dos Açores e da Madeira respondem anualmente ao repto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para que os museus nacionais e da rede portuguesa criem programações especiais para estas datas, que passaram a ter uma oferta presencial e ‘online’.
Visitas guiadas e temáticas a exposições, às reservas de alguns museus, espetáculos de teatro, dança, circo e música, oficinas, palestras, entre outras iniciativas, na maioria gratuitas, para todos os públicos, compõem um programa geral que soma centenas de atividades em todo o país.
No Médio Tejo, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, na noite desta quarta-feira, 18 de maio, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes propõe uma iniciativa diferente, com visita e entrada livre ao estilo “Uma noite no museu”. A iniciativa acontece entre as 21:00 e as 23:00, contando com apontamento musical pela banda abrantina Coiote.
O Museu Municipal de Ourém, por sua vez, promoverá visitas guiadas e temáticas ao Castelo e Paço dos Condes de Ourém, às 21:00, e diversas atividades para todas as faixas etárias até quinta-feira, 19 de maio.
O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, assinala esta quarta-feira, o Dia Internacional dos Museus, o seu sétimo aniversário com a inauguração da exposição “Rails do Progresso”, a abertura de novos espaços e a incorporação de novas peças na sua exposição permanente.
Já em Torres Novas, o Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, promove um programa de atividades ao longo desta semana, que culminarão no sábado, dia 21 de maio. Durante 8 dias, e partindo do mote «O poder dos museus», haverá oportunidades para reencontros com o museu: teatro, visitas guiadas, música, mostras de arte, entre outras atividades para famílias, crianças e outros públicos.
Segundo a DGPC, o objetivo é promover “uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento” da sociedade, e para tal convida os cerca de 160 museus integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM) a realizarem iniciativas, e outros que se lhes queiram juntar à celebração.
Organização não governamental criada em 1946, o ICOM dedica-se à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas, difundidas por comissões nacionais com atividade em 146 países.
Anualmente, mais de 40 mil instituições em todo o mundo participam nas atividades do Dia Internacional dos Museus, segundo o ICOM.
Nos últimos dois anos, devido ao impacto da pandemia, os museus intensificaram as atividades ‘online’, para preservar as suas missões essenciais de colecionar, conservar, comunicar, investigar e exibir o seu património.
A totalidade das atividades inscritas para o Dia Internacional dos Museus podem ser consultadas na página ‘online’ da DGPC.
c/LUSA