No âmbito do Dia do Município de Tomar, que assinala no dia 1 de março os seus 857 anos de fundação, o mediotejo.net apresenta-lhe uma leitura alargada das 11 freguesias que compõem o território concelhio, com reportagens, história, entrevistas e um passeio guiado pela cidade templária à beira Nabão plantada. Retrato de Olalhas, onde a rota das águas é envolta pela mãe natureza

O povoamento de Olalhas remonta ao período pré-histórico. Situada no nordeste do concelho, a freguesia de Olalhas faz fronteira com o concelho de Ferreira do Zêzere. Alguns achados arqueológicos atentam a presença romana no local de Espadaneiro. Na Idade Média, Olalhas foi povoação importante nas proximidades do antigo castelo de Ceras. Em 14 de novembro de 1514, o rei D. Manuel concedeu-lhe carta de foral. Em termos paroquiais era prelazia de Tomar e uma vigararia da Ordem de Cristo.

Parque de Merendas na freguesia
Praia Fluvial de Alqueidão

Tem a palavra… Jorge Filipe Martinho Rosa, 55 anos, no cargo desde 2009, eleito pelo PSD

Pontos fortes e pontos fracos da freguesia?
O melhor foi a construção do centro de dia e Lar, para dar apoio à população que beneficie dos seus serviços, através da residência, domicilio, refeições e empregabilidade. Destaco ainda todos os eventos e parcerias que têm sido desenvolvidas com a junta de freguesia e todo o associativismo em prol da freguesia como , por exemplo, a Feira dos Santos e outras festividades. Saliento também a  criação do posto de correios e gabinete de apoio Rede local de intervenção social. No âmbito turístico, destaco o projeto rota das Águas de Olalhas, o Parque das merendas, o festival do rio, wakeboard, a participação e ganho do orçamento participativo com o projeto Praia Fluvial do Alqueidão-Olalhas. O pior é o desemprego, algumas acessibilidades que se encontram ainda em péssimas condições e a migração da população. Para invertermos a baixa natalidade da falta de natalidade e promover a fixação dos jovens , damos apoio à EB1 Olalhas onde uma funcionária foi colocada diariamente para facilitar a vida aos pais.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Tomar?
Tem sido uma relação dentro da normalidade mas com algumas insatisfações e dificuldades na realização de necessidades e melhorias para a população.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
Devido à área geográfica extensa de 34,7km2, os meios humanos, técnicos e monetários manifestam-se insuficientes face às necessidades existentes.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
A relação com a população no dia à dia. Perceber e analisar as necessidades/dificuldades e poder ajudar dentro das possibilidades bem como proporcionar melhorias e contribuir para o desenvolvimento da freguesia.

Não gostaria de terminar o meu mandato sem…
concretizar os projetos iniciados e outros em desenvolvimento, tais como a ampliação do lar, a praia fluvial, o wakeboard e melhoria das acessibilidades da freguesia, entre outros. Tudo isto em prol da melhoria e desenvolvimento da freguesia para todas as faixas etárias.

ORAGO: Nossa Senhora da Conceição

ÁREA: 34,59 Km2

Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 09/07/1996

ARMAS – Escudo de prata, faixa ondeada de azul, acompanhada de uma pomba do Espírito Santo, de púrpura e, em ponta, da cruz da Ordem de Cristo, bordadura verde carregada de sete pinhas de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas :  OLALHAS

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.