No âmbito do Dia de Tomar, que se celebra a 1 de março, o mediotejo.net publica um Suplemento Especial com reportagens, entrevistas e um passeio guiado pela cidade templária, traçando também o retrato das 11 freguesias que compõem o concelho.

No dia em que Tomar assinala 857 anos da sua fundação [1160-2017], na próxima quarta-feira, dia 1 de março, onze mordomos da Festa dos Tabuleiros, alguns dos quais a título póstumo, vão ser homenageados com a medalha de honra do Município (grau ouro) na sessão solene que vai decorrer no Cine-Teatro Paraíso.

São eles João dos Santos Simões, José Júlio Bento, João Pedro da Mota Lima, Manuel Bento Baptista, António Carvalho, Raúl dos Santos Coito, Fernando Araújo Ferreira, Manuel Bonet, Luís Carlos Santos, António Madureira e João Victal.

A medalha de honra será outorgada ao crítico gastronómico José Quitério, sendo que a medalha municipal de mérito (grau ouro) vai ser atribuída ao Grupo de Forcados Amadores de Tomar e ao Sport Club Operário de Cem Soldos.

Com a medalha municipal de valor e altruísmo (grau ouro), serão distinguidos o arquitecto José Inácio Costa Rosa e Jaime de Oliveira, antigo proprietário do Cine-Teatro de Tomar (a título póstumo).

A medalha municipal de valor desportivo (grau ouro) será concedida à Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita, ao futebolista Ernesto Figueiredo e ao halterofilista Carlos Tavares.

Na cerimónia, serão também homenageados os funcionários do Município e dos SMAS com 25 e 35 anos de serviço.

 

Vinhos, exposições e tarde infantil

As cerimónias oficiais do 1 de março vão ter início às 10 horas com o hastear das bandeiras na Praça da República e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais, assinalando a fundação do Castelo Templário há 857 anos.

A sessão solene da Assembleia Municipal começa às 10h45 no Cine-Teatro Paraíso, seguindo-se, às 12 horas, no Mercado Municipal, o lançamento da 2ª edição da Carta de Vinhos de Tomar. À tarde, entre as 15h00 e as 18h00, estão previstas atividades para crianças no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

Paralelamente, pelas 15 horas, será inaugurada nas montras da Rua Serpa Pinto (Corredoura) a exposição “Thomar since 1160”. A iniciativa do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em parceria com o Município e a Acitofeba, consiste na reprodução de recortes de jornais desde a publicação do primeiro jornal tomarense, a Emancipação, em 1879 – um século da História do concelho revisitada nas notícias e anúncios da imprensa local.

Uma hora mais tarde, às 16 horas, no Complexo Cultural da Levada, nova inauguração de exposição, desta feita com “13 Luas – coletivo de artistas”. Participam Antero Guerra, Carlos Vicente, Claire Josephine, João Alfaro, João Carvalho, Luís Filipe, Luís Sá, Luís Veiga, Sam Abercromby e Saúl Roque Gameiro.

Durante todo o feriado municipal, decorre ainda o Dia de Portas Abertas nas Adegas do concelho, com visitas, provas de vinhos e surpresas no Solar dos Loendros, Casal das Freiras, Encosta do Sobral, Herdade dos Templários e Adega Casal Martins.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *