No âmbito do Dia do Município de Tomar, que assinala no dia 1 de março os seus 857 anos de fundação, o mediotejo.net apresenta-lhe uma leitura alargada das 11 freguesias que compõem o território concelhio, com reportagens, história, entrevistas e um passeio guiado pela cidade templária à beira Nabão plantada. Retrato de Carregueiros, freguesia que acolhe a imponência do Aqueduto dos Pegões.
Do seu património edificado merece destaque o imponente aqueduto dos Pegões, monumento com mais de 400 anos que servia para abastecer de água o Convento de Cristo. A criação da freguesia de Carregueiros data de 1530, sendo conhecida então pelo nome de S. Miguel de Porrais. Em 1928 o seu território ficou mais reduzido com a desanexação de vários lugares para a criação da freguesia da Pedreira. De assinalar que é nesta paróquia de Carregueiros que se realiza, todos os anos, no Domingo de Pentecostes, e com grande solenidade, a Festa do Espírito Santo, com o tradicional Cortejo dos Tabuleiros. Uma tradição que é promovida pela Irmandade do Divino Espírito Santo da paróquia.


Tem a palavra… Maria José de Jesus Barbosa Serra, 49 anos, no cargo desde 2013, eleita pelo PSD
Quais são os pontos fracos e fortes da sua freguesia?
Esta Freguesia tem a sua sede muito próximo da sede do Concelho e tem muitas coisas boas….o Aqueduto do Convento de Cristo, que nasce nesta Freguesia, uma Igreja Matriz com mais de cinco séculos, uma Irmandade cuja fundação se perde nos tempos… tem muitas coisas boas mas o melhor de tudo são as pessoas que cá viveram e cá vivem; Quanto ao pior, não há nada de significativo a registar.
Com tem sido a relação da Junta com a Câmara Municipal?
A relação com a Câmara é de respeito mútuo.
Que dificuldades sente na gestão da junta de freguesia?
Não senti, nem sinto, grandes dificuldades na gestão da Freguesia. Há alguns embaraços pontuais, que se têm resolvido com alguma facilidade e prontidão.
O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O mais gratificante é servirmos e ajudarmos a resolver os problemas dos nossos Fregueses, que foi o que prometemos fazer quando fomos eleitos.
Não gostaria de terminar o meu mandato sem…
… executar o que está definido no Plano de Atividades para o ano de 2017.
ORAGO:
S. Miguel