“Entre a Terra e o Céu – o misticismo feminino nos cultos populares portugueses”, é o título de um novo livro que o antropólogo Aurélio Lopes publicou, recentemente, na editora/livraria Amazon.

Correspondendo à reedição de três textos anteriormente publicados na editora Apenas Livros, a obra congrega-os numa publicação que fala da “Santa da Ladeira”, da “Senhora do Rosário de Fátima” e, ainda, do culto, novecentista, da “Maria Coroada e dos Santos Custódios da Granja do Tedo”/Tabuaço.

Diz o autor que “a presença feminina em todas estas realidades culturais (à primeira vista podendo ser encaradas como díspares) constitui valência agregadora, na área da religiosidade popular em que o papel da mulher tem sido, intemporalmente, evidente e determinante”.

“Papel que a clara misoginia cristã tem inclusive ajudado, de alguma forma, a remeter para uma esfera do divino marginal e exterior aos cânones oficiais”, refere Aurélio Lopes.

A obra pode ser encontrada e adquirida nos sites oficiais de venda da Amazon em língua portuguesa e não só.

Gisela Oliveira

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.