A Região de Turismo do Ribatejo, a que o Sardoal pertencia, foi criada em 1985 e funcionou até 2008, altura que se fez a primeira reestruturação do território na área do turismo. Lembro-me que, nesse período, foi criada a “Rota dos Vinhos do Ribatejo”. Colocaram-se placas informativas dirigidas aos produtores de vinho de cada concelho, no caso do Sardoal, a Quinta do Côro em vários cruzamentos ditos importantes.
Estamos em 2026, já foram feitas mais algumas reestruturações do território, mas essas placas permanecem um pouco por toda a região. Da rota nunca mais se ouviu falar, pelo menos com esse nome.
No Sardoal, a natureza vai repondo a verdade, dando cor e vida a uma placa e a uma rota sem cor e sem nome, apenas mostrando um cacho de uvas, perfeitamente integrado na vegetação.
Fotografia: Sardoal, junho de 2026
PS – Não conheço pessoalmente o jornalista Fernando Alves, um dos fundadores da TSF, rádio para a qual ainda continua a colaborar com a sua crónica diária “sinais”. Apenas lhe conheço a voz e as suas ricas e sábias palavras, cheias de poesia pura, que acompanho há muitos anos.
Como eventualmente ele poderá ler esta crónica, deixo-lhe aqui um enorme muito obrigado e um grande abraço pelas palavras que me dedicou numa das suas crónicas desta semana, na rua crónica “Sinais”.
Além de ficar sensibilizado, as suas palavras foram, para mim, um dos momentos mais importantes da minha vida dedicada aos “retratos”.
