Foto: Paulo Jorge de Sousa

Já é comum chamar a expressão “estamos em pleno século XXI…”  quando queremos referir alguma situação ou acontecimento que não deveria acontecer neste tempo, o de agora. E quero falar sobre o interior, pois claro, sobre as acessibilidades, as comunicações, o despovoamento, os falsos discursos de combate à desertificação, etc.

Quando fiz esta fotografia, pensei fazer uma analogia à rede de internet, ou falta dela, em territórios que ficam a cerca de 150 quilómetros de Lisboa de onde chegam algumas notícias e muita publicidade dos vários operadores de comunicações, à rede 5G.

Humoristicamente, vi aquelas ovelhas a desfrutar de uma vista rural, mas através de uma rede, talvez a rede que os donos delas têm dificuldade em ter por ali para comunicar com o exterior.

Fotografia: Monte Cimeiro, Alcaravela, Sardoal, setembro de 2022

Paulo Jorge de Sousa

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. BOM DIA PALAVRAS PARA QUÊ É UM DOS CATEDRÁTICOS QUE CADA VEZ QUE O OBTURADOR ENTRA EM SERVIÇO É RESULTADO CERTO ,É SÓ MAIS QUE O NOSSO P. SOUSA NOS HABITUOU,UM ABRAÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.