Acabámos de viver uma pandemia e, ainda mal recompostos, temos uma guerra. Ninguém sabe o que isto vai dar, nem quais as consequências ao longo do tempo. Muita gente está a morrer, para nada. Não se deve morrer para nada, muito menos reivindicar vitória depois de uma guerra. Não há vitórias depois da morte de pessoas, muitas delas sem terem nada a ver com isso. São inocentes, ninguém lhe perguntou nada.
Já era tempo da espécie humana saber usar todo o pensamento que desenvolveu e aplicá-lo ao seu próprio desenvolvimento. Auschwitz foi ontem. E hoje, continua a morrer gente por capricho e sede de poder. Não é admissível que isto aconteça, não devia ser assim.
Parece que é longe mas não é. Brevemente iremos sentir isso na pele, quer porque conhecemos alguém mais próximo que poderá integrar forças armadas que poderão ser deslocadas para lá, quer na nossa carteira que poderá emagrecer significativamente.
Com a globalização, não há nada que aconteça numa parte do mundo que não afete todo o resto.
Fotografia: Sardoal, em final de tarde e dia de guerra na Ucrânia.