Este fim de semana estariam a acontecer as Festas do Concelho de Sardoal. Terminariam dia 22, feriado municipal e dia da comemoração da data de elevação de Sardoal à categoria de Vila. Já é um lugar comum este tipo de memória no tempo que atravessamos, mas mesmo assim atrevo-me a registar esta não-festa.
É que desde a primeira Semana Cultural que o Getas organizou em 1986, que veio dar origem às Festas do Concelho no ano seguinte (antes festejava-se apenas o Dia do Concelho), que faço parte da organização deste evento, quer inicialmente como elemento dinamizador do Getas, quer como profissional na autarquia. Em 34 anos, este é o primeiro ano que não se realiza.
As Festas do Concelho são, para mim, a maior e mais importante iniciativa que se realiza no Sardoal. É a oportunidade de convidarmos todos os nossos vizinhos para virem à “nossa casa” e com orgulho poder dizer: isto é o meu Sardoal, o nosso Sardoal.
É nesta altura que mostramos o que de melhor sabemos fazer, que promovemos os nossos produtos e produtores, que divulgamos os nossos artistas e agentes culturais e desportivos e que apreciamos e damos a apreciar a nossa gastronomia com um copo de vinho ou uma cerveja entre duas gargalhadas. As Festas são mais, muito mais, do que fogo de artifício.
*Fotografia: Festas do Concelho de Sardoal, 20 de setembro de 2019 (Espetáculo com os sardoalenses Ambrose, Vipe MC e Lizard Crew)