Foto: DR

“Desde a barriga da minha mãe, CRIAMOS”, é o nome da peça que irá estrear no palco do Cine-Teatro de Mação, dia 29 de julho, às 21h00, e que nasceu do projeto de teatro inclusivo dinamizado a partir da Unidade de Mação do CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do CRIA, Município de Mação e Universidade Sénior de Mação, Grupo de Teatro Palha de Abrantes, Grupo Cultural Os Maçaenses e Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.

“O CRIAMOS é um projeto que pretende, através da arte, capacitar a sociedade e os cidadãos para o valor que representa o trabalho desenvolvido de forma inclusiva, promovendo a participação ativa na procura de respostas criativas e resolução de problemas para a concretização do resultado final, com todas as pessoas independentemente das (in)capacidades, da idade ou condição social”, pode ler-se em nota de imprensa.

O projeto iniciou-se com um grupo de utentes da Unidade de Mação do CRIA, “que serviu de ‘berço’ para este projeto, ao qual se juntaram os restantes parceiros”, e por via de workshops semanais têm sido desenvolvidas técnicas cénicas no sentido de enriquecer a versão final que será apresentada ao público no final do mês.

Os workshops têm sido dinamizados pelo Grupo de Teatro Palha de Abrantes e pelo Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, com objetivo de valorizar a peça de teatro com técnicas específicas e competências específicas, trabalhando desde a expressão corporal, colocação de voz, técnicas de maquilhagem e criação teatral (sonoplastia e luminotécnica).

Os bilhetes para assistir a esta peça de teatro inclusiva estão à venda na Unidade de Mação do CRIA.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *