O concelho de Gavião continua sem casos positivos de contaminação pelo novo coronavírus, disse hoje o presidente da autarquia, visivelmente satisfeito e, ao mesmo tempo, aliviado. É que um funcionário municipal acusou positivo esta semana para SARS-CoV-2, uma notícia que preocupou a comunidade, mas afinal a análise estava contaminada e os resultados de um segundo teste efetuado na sexta-feira foram hoje conhecidos e com o resultado que todos queriam: “deu negativo e ninguém tem o vírus em Gavião”, confirmou ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal, José Pio.
“É uma excelente notícia e confirma-se que a amostra que deu positivo, recolhida em Abrantes, estava contaminada”, disse José Pio, tendo feito notar que, “naquele dia, foram realizados 60 testes dos quais 45 deram positivo para covid-19”, incluindo o funcionário do município, o que “gerou logo estranheza”. O resultado do segundo teste realizado na sexta-feira em Tomar chegou este sábado e é negativo, notícia que devolve tranquilidade ao cidadão, de 55 anos, à sua família, cuja esposa trabalha num lar, e à comunidade gavionense em geral.
Trata-se de um homem, funcionário da Câmara Municipal de Gavião, e que estava “de baixa médica há vários meses” devido a uma rotura num menisco, e que hoje se encontra bem, tendo o mesmo telefonado para a Linha Saúde 24 por apresentar sintomas de constipação, como tosse, nariz a pingar, e garganta seca com alguma dor. Apanhou um susto, com o diagnóstico errado, mas felizmente que a segunda análise veio confirmar que se tratava apenas de uma constipação e não de covid-19.
José Pio deu conta ao mediotejo.net que todas as medidas foram acionadas junto dos familiares do funcionário, que tiveram testes negativos, assim como nos lares da Santa Casa da Misericórdia, instituição que tem o seu plano de contingência ativo.

“É um meio pequeno, onde toda a gente se conhece, e esta situação gerou alguma intranquilidade na população mas felizmente podemos agora dizer que Gavião não tem ninguém infetado nem em vigilância ativa”, disse o autarca, tendo desejado Boa Páscoa a toda a comunidade e solicitado para que todos respeitem as diretivas em vigor, ou seja, fiquem em casa!