Equipa das autoridades de saúde pública na campanha de testagem a toda a população da freguesia de Santa Margarida da Coutada, em Constância. Créditos: CMC

O Município de Constância vai proceder à testagem de toda a população à covid-19 nas freguesias de Montalvo e Constância, depois de concluída a campanha na freguesia em Santa Margarida da Coutada. Ao mediotejo.net, o presidente da Câmara Municipal admite que esta é uma medida de “segurança e precaução”, sobretudo para a deteção de casos de pessoas assintomáticas.

Depois de três dias de testagem à covid-19 à população da freguesia de Santa Margarida da Coutada, campanha que detetou oito casos positivos – todos assintomáticos –, o Município de Constância vai avançar a partir desta terça-feira, 27 de julho, com a testagem nas restantes freguesias do concelho: Constância e Montalvo.

Uma opção da autarquia justificada pelo autarca Sérgio Oliveira como “uma medida de segurança e de precaução”, tendo também em conta que, apesar de 83% dos casos ativos do concelho terem estado concentrados em Santa Margarida, não deixou de haver casos nas restantes freguesias, apesar de “residuais”.

“Todas as recomendações da Direção Geral da Saúde vão no sentido de esporadicamente a população ser testada e, por uma questão de equidade e de precaução, foi opção da Câmara avançar com a testagem também quer na freguesia de Montalvo quer na freguesia de Constância”, disse, em declarações ao mediotejo.net.

ÁUDIO | Sérgio Oliveira, presidente da CM Constância

A testagem nas freguesias de Constância e Montalvo vai funcionar à semelhança daquilo que aconteceu em Santa Margarida, ou seja, os munícipes podem deslocar-se nas suas viaturas e serem testados dentro do veículo (modo preferencial) ou podem deslocar-se a pé, sendo que neste caso é aconselhado o pré-agendamento – que pode ser feito através dos contactos 249 739 367 ou 964 112 560. Em qualquer um dos casos, é necessário acompanhar-se do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão de utente.

Com testagem a decorrer entre as 09h30 e as 16h00, em Montalvo esta ação vai decorrer nos dias 27 e 28 de julho, na Casa do Povo de Montalvo. Já em Constância, os testes à covid-19 vão acontecer no Pavilhão Desportivo Municipal, a 29 de julho.

A testagem, que decorre em articulação com o Centro Hospitalar do Médio Tejo e com a autoridade de saúde local, é voluntária, mas o presidente do Município apela à adesão dos munícipes. “O que nós queremos é que as pessoas adiram, que participem na testagem porque é um recurso que a autarquia está a pôr à disposição de todos (…) e é um procedimento que todos devem usufruir do mesmo”, diz Sérgio Oliveira.

O autarca sublinha ainda a importância da testagem para detetar casos assintomáticos: “É benéfico fazer esta testagem porque as pessoas que não têm sintomas continuam a fazer a vida normal e daí pode advir algum tipo de problemas”.

Atualmente com cerca de três dezenas de casos ativos de covid-19 em todo o concelho, segundo dados revelados pelo autarca, a larga maioria ainda a concentrar-se na freguesia de Santa Margarida da Coutada. Sérgio Oliveira admite que é preciso esperar para perceber se a tendência vai ser de decréscimo ou aumento do número de casos positivos, situação que depende também da testagem a ser realizada nos próximos dias.

Ao nosso jornal, o edil elucida ainda que a maioria dos casos detetados até então estão maioritariamente relacionados com transmissão comunitária e familiar.

“Após a análise dos testes que foram realizados na freguesia de Santa Margarida, efetivamente o número de casos detetados foi muito mais de transmissão comunitária e familiar do que propriamente devido ao casamento que aconteceu – diretos do casamento houve, se calhar, um ou dois casos”, expôs.

NOTÍCIA RELACIONADA

Covid-19 | Freguesia de Santa Margarida (Constância) não vai ter cerca sanitária (c/ÁUDIO)

Ana Rita Cristóvão

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.