Um surto de covid-19 foi hoje declarado na Escola Solano de Abreu, em Abrantes, depois de cinco casos confirmados em crianças do 5º e 6º ano. Oito turmas entraram hoje em isolamento profilático até ao dia 12 de maio, num total de 158 alunos e 16 professores.
“Há um surto com cinco casos notificados em alunos do 5º e 6º ano da Escola Solano de Abreu e oito turmas entraram hoje em isolamento profilático e ficam em regime não presencial de aulas durante 14 dias, até 12 de maio”, disse a Delegada de Saúde do ACES Médio Tejo, envolvendo um total de 158 alunos dos 259 que integram o 2º ciclo do Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes, a par de 16 professores.
ÁUDIO: MARIA ANJOS ESPERANÇA, DELEGADA SAÚDE PÚBLICA:
Maria dos Anjos Esperança disse ainda que a autorização para a suspensão da atividade escolar nas oito turmas daquela escola decorreu de um pedido efetuado nesse sentido à Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir a propagação da doença.
Jorge Costa, diretor do Agrupamento, confirmou esta manhã que os 158 alunos das oito turmas do 5º e 6º ano da Escola Solano de Abreu entraram hoje em isolamento devido a casos covid-19, sendo que as turmas do 2º ciclo da Escola D. Miguel de Almeida, que também integra aquele Agrupamento de Escolas, estão sem casos de doença e a ter aulas normalmente.
O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, também comentou este novo surto numa escola do concelho e a decisão da suspensão das aulas presenciais a oito turmas.
ÁUDIO: MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:
Assim, a partir de hoje, passam a ter aulas não presenciais quatro turmas do 5.º ano e mais quatro do 6.º ano de escolaridade. Em isolamento entram também 16 professores sendo que os auxiliares de ação educativa vão ser submetidos a testes de despiste.
